Ficha de Informação Normalizada Europeia em matéria de crédito a consumidores
Preçário e
Informação Legal
Em cumprimento do estabelecido no do n.º 2 do artigo 5.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2017 de 21 de junho, a Universo, IME, S.A. informa que poderão ser apresentadas reclamações relativas às atividades de prestação de serviços de pagamento e emissão de moeda eletrónica e concessão de crédito acessório a operações de pagamento e de intermediação de crédito, por si desenvolvidas, através do Livro de Reclamações Eletrónico, devendo os clientes seguir o seguinte procedimento de acordo com a informação divulgada pelo Banco de Portugal em Livro de Reclamações Eletrónico:
- Aceder ao site do Livro de Reclamações Eletrónico, em https://www.livroreclamacoes.pt;
- Carregar no ícone “Fazer Reclamação”, indicar o seu endereço de correio eletrónico e carregar no botão “submeter”;
- Consultar a sua caixa de correio eletrónico e aceder à mensagem que, entretanto, lhe foi enviada pelo Livro de Reclamações Eletrónico. Na mensagem, carregar no link “aqui”, que estará disponível por um período de 60 minutos. Decorrido esse período, o link perderá a sua validade, pelo que cliente terá de repetir o processo acima indicado para submeter a sua reclamação;
- Inserir os seus dados pessoais;
- Identificar a entidade reclamada;
- Preencher os campos da reclamação com descrição do assunto e factos, podendo anexar até três ficheiros;
Confirmar se todos os dados estão corretos e carregar no botão “submeter”.
Quando é submetida através do Livro de Reclamações Eletrónico, a reclamação é enviada automaticamente para a entidade reclamada e para a entidade reguladora do setor (o Banco de Portugal, no caso das entidades que comercializam produtos e serviço bancários de retalho).
O Cartão Universo é um cartão misto ou dual, combinando a função de débito e crédito.
É emitido e gerido pela Universo, IME, S.A. enquanto entidade prestadora de serviços de pagamento e atribuição de crédito acessório (Instituição de Moeda Eletrónica e Intermediária de Crédito autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o número de registo 7500).
Universo, IME, S.A. • Sede: Lugar do Espido, Via Norte, 4470-177 Maia. Capital Social €45.000.000,00, matriculada na CRC Maia • NIPC: 513 102 248
A Universo IME, S.A. tem um Regulamento de Participação de Irregularidades e Infrações, que pode consultar aqui.
Para remeter a sua comunicação poderá utilizar um dos seguintes canais:
- Carta remetida para o endereço postal “Sonae Maia Business Center”, Edifício 2D – 5.º piso, EN13-km 6.78, Lugar do Espido, Via Norte, 4470-179 Maia, Portugal, com o destinatário “Responsável pelo Cumprimento Normativo da Universo, IME, S.A.” e a indicação de “Confidencial”;
- Envio de correio eletrónico para o endereço irregularidade.infracao@universo.com;
- Reunião presencial ou telefónica agendada para esse efeito com o Responsável pelo Cumprimento Normativo da Universo, IME, S.A., sendo lavrada ata da reunião ou gravada a comunicação telefónica mediante o consentimento do sujeito obrigado;
- Participação direta por voz ao Responsável pelo Cumprimento Normativo da Universo, IME, S.A.
Comunicação de Infrações
A SFS, Gestão e Consultoria, S.A. tem um Regulamento de Comunicação de Infrações (Whistleblowing), que pode consultar aqui.
Para remeter a sua comunicação poderá utilizar um dos seguintes canais:
- carta para o endereço postal “Sonae Maia Business Center, Edifício 2D – 5.º piso, EN13-km 6.78, Lugar do Espido, Via Norte, 4470-177 Maia, Portugal, com a indicação de “confidencial”; e/ou
- correio eletrónico para o endereço sfs-compliance@universo.com.
Livro de Reclamações Eletrónico
Em cumprimento do estabelecido no do n.º 2 do artigo 5.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2017 de 21 de junho, SFS, Gestão e Consultoria, S.A. informa que poderão ser apresentadas reclamações relativas à atividade de mediação de seguros, por si desenvolvida, através do Livro de Reclamações Eletrónico, devendo os clientes seguir o seguinte procedimento de acordo com a informação divulgada em Livro de Reclamações Eletrónico:
- Aceder ao site do Livro de Reclamações Eletrónico, em https://www.livroreclamacoes.pt;
- Carregar no ícone “Fazer Reclamação”, indicar o seu endereço de correio eletrónico e carregar no botão “submeter”;
- Consultar a sua caixa de correio eletrónico e aceder à mensagem que, entretanto, lhe foi enviada pelo Livro de Reclamações Eletrónico. Na mensagem, carregar no link “aqui”, que estará disponível por um período de 60 minutos. Decorrido esse período, o link perderá a sua validade, pelo que cliente terá de repetir o processo acima indicado para submeter a sua reclamação;
- Inserir os seus dados pessoais;
- Identificar a entidade reclamada;
- Preencher os campos da reclamação com descrição do assunto e factos, podendo anexar até três ficheiros;
Confirmar se todos os dados estão corretos e carregar no botão “submeter”.
Quando é submetida através do Livro de Reclamações Eletrónico, a reclamação é enviada automaticamente para a entidade reclamada e para a entidade reguladora do setor (a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, no caso das entidades que desenvolvem a atividade seguradora, resseguradora, dos fundos de pensões e da mediação de seguros).
Os Seguros Proteção Casa, Proteção Família e Proteção Viagem são distribuídos pela SFS, Gestão e Consultoria, S.A., enquanto Agente de Seguros, encontrando-se registada junto da ASF sob o nº 418459513 (informação acessível em www.asf.com.pt) e autorizada a exercer a sua atividade nos ramos vida e não vida.
SFS, Gestão e Consultoria, S.A. • Sede: Lugar do Espido, Via Norte, 4470-177 Maia. Capital Social 32.651.800€, matriculada na CRC Maia • NIPC: 513 922 369
Seguro Proteção Família (deixou de ser comercializado)
Condições Gerais e Especiais Seguro Proteção Família
Seguro Proteção Vida (deixou de ser comercializado)
Seguro Proteção Viagem (deixou de ser comercializado)
Informação Pré-Contratual (inclui Documento de Informação sobre o Produto de Seguros)
Seguro Proteção Saldo Cartão (Co-mediação) (deixou de ser comercializado)
Seguro Tecnologia (deixou de ser comercializado)
Seguro Proteção Meu Pet (deixou de ser comercializado)
Seguro Vida Habitação (deixou de ser comercializado)