Quando é cobrado o Preçário de Plano Light?
O custo mensal do Plano de Preçário Light (4,90€/mês) é cobrado, pela primeira vez, no momento da ativação, sendo cobrado a cada 30 dias, após essa data.
O custo mensal do Plano de Preçário Light (4,90€/mês) é cobrado, pela primeira vez, no momento da ativação, sendo cobrado a cada 30 dias, após essa data.
Não. A isenção é independente do número de utilizações das vantagens disponibilizadas, desde que o Plano de Preçário Light tenha sido cobrado com sucesso.
Pode cancelar o Plano de Preçário Light através dos nossos canais digitais, na App Universo ou no Site (universo.pt). Na App Universo, basta ir ao menu “Mais” e, em seguida, clicar no botão “Planos Universo”. No Site, é preciso clicar no botão “Planos Universo”. Alternativamente, pode contactar a Linha Cliente Universo.
Sim. As vantagens do Plano de Preçário Light manter-se-ão ativas entre o momento do cancelamento e a data de cobrança imediatamente seguinte.
Sim. Após o cancelamento, os Clientes poderão voltar a aderir ao Plano de Preçário Light.
O Cartão Professional é um cartão exclusivo para ENIs e Sociedades Unipessoais sendo, à semelhança do Cartão Universo, um cartão de utilização universal (crédito e débito), que permite pagar as suas compras online ou fisicamente, em mais de 50 milhões de lojas em todo o mundo, efetuar levantamentos, fazer pagamentos de contas e serviços, pagamentos ao Estado e transferências, na modalidade de pagamento que mais lhe for conveniente. A única diferença prende-se com um conjunto de vantagens adicionais que temos para si e para a sua atividade profissional.
Não. Caso cumpra os critérios de elegibilidade para o Cartão Professional não terá qualquer custo adicional face ao Cartão Universo (consulte o preçário e documento de Informação sobre Comissões (DIC) em https://universo.pt/precario-e-informacao-legal/ )
O Cartão Professional será automaticamente atribuído e enviado tendo em conta o número de identificação fiscal que apresente no momento de adesão, quer online pela App, quer em Loja (consulte a lista de lojas disponíveis em https://universo.pt/perguntas-frequentes/ ) e comece já a usufruir das vantagens adicionais
O grafismo de um Cartão Professional é em tudo semelhante ao Cartão Universo, existindo no entanto a designação de “Professional World” do lado direito do chip magnético e número de cartão a iniciar pelo prefixo “5198” que permite identificar e distinguir um Cartão Professional
Deverá selecionar o motivo do pedido de substituição entre as opções disponíveis.
O Cartão Universo é um cartão de utilização universal (crédito e débito), que permite pagar as suas compras (em lojas online e em mais de 50 milhões de lojas físicas em todo o mundo), efetuar levantamentos, fazer pagamentos de contas e serviços, pagamentos ao Estado e transferências. Em todas estas transações pode escolher a modalidade de pagamento que preferir.
O Cartão Universo tem múltiplas vantagens:
Os pagamentos em estabelecimentos de venda de combustíveis estão sujeitos a comissão de acordo com o preçário em vigor.
As transferências a crédito estão sujeitas a comissão de acordo com o preçário em vigor.
Sim, caso já tenha algum destes cartões poderá fazer a associação aos programas de fidelização da Worten e Continente no momento de adesão ao Cartão Universo.
Para lhe propor as melhores soluções e ofertas promocionais dos seus produtos com o objetivo de ir de encontro às suas necessidades de crédito do dia a dia, a Universo-IME, realiza os seguintes tratamentos de dados pessoais com as finalidades de:
Os tratamentos de dados pessoais para marketing direto realizados pela Universo-IME têm como base de licitude o interesse legítimo.
Se não permitir que comuniquemos consigo, não iremos poder informá-lo sobre os produtos ou serviços que mais se ajustem às suas necessidades e preferências a cada momento. No entanto, caso ainda assim pretenda exercer o seu Direito de Oposição, poderá utilizar os seguintes meios:
• www.universo.pt, em “Exercício de Direitos e Stop SMS”
• App Universo ou Homebanking, na área de Contactos
• Linha de Apoio ao Cliente
Sim, o Cartão Universo pode ser utilizado em mais de 50 milhões de lojas que aceitam cartões Mastercard em todo o mundo. Basta selecionar, no terminal de pagamento, a modalidade com que pretende pagar as suas compras. Nas lojas Sonae e Rede de Parceiros, pode ainda usufruir de modalidades especiais de pagamento (sem juros, modalidades certas e outras).
Não será necessário mudar de Banco para aderir ao Cartão Universo. Bastará, no momento da adesão, indicar o NIB da conta do seu Banco para ser efetuado o débito da sua mensalidade.
Para receber mais informações sobre o Cartão Universo, basta consultar o site universo.pt ou ligar para a Linha Cliente Universo: 308 811 418.
Para confirmar se existe algum impedimento para utilizar o seu cartão poderá consultar o separador “Controlos e alertas do Cartão”. Após esta verificação e caso seja necessário solicitar a substituição do seu Cartão Universo diretamente na App Universo ou na Área de Cliente Universo Online. Para o fazer só precisa de:
2. No Universo Online:
Para alterar a sua morada poderá enviar-nos uma mensagem através do Formulário de Contacto (na App Universo ou na Área de Cliente Universo Online), onde deverá anexar um comprovativo com a morada atualizada (fatura de água, luz, telefone, ou de uma entidade que preste serviço público, como o Cartão de Cidadão) com máximo de antiguidade de 2 meses. Em alternativa poderá contactar-nos através da Linha Cliente Universo: 308 811 418.
Para alterar o seu número de telemóvel associado ao seu Cartão Universo poderá enviar-nos uma mensagem através do Formulário de Contacto (na App Universo ou no Universo Online), indicando-nos o seu novo número telemóvel. Em alternativa poderá contactar-nos através da Linha Cliente Universo: 308 811 418.
O cancelamento do seu Cartão Universo requer que o mesmo seja formalizado. Poderá realizar o pedido através das seguintes opções:
Para efetuar o seu pedido de adesão, terá apenas de apresentar os seguintes documentos:
Se for um cidadão estrangeiro, deverá, ainda, apresentar o documento de Autorização de Residência Permanente (no caso de nacionalidade fora da União Europeia).
Todos os comprovativos devem ter, no máximo, dois meses.
*Mediante a análise, poderá ser necessário o envio de mais documentação
Receberá o cartão definitivo por correio, cerca de 10 a 15 dias úteis depois da adesão ou pedido de cartão de substituição.
Se não receber o cartão definitivo no prazo previsto, envie-nos uma mensagem. Se percebermos que o cartão se encontra extraviado, cancelaremos o mesmo de imediato e emitiremos um novo, gratuitamente. Só tem de confirmar-nos a sua morada, para atualização do nosso sistema antes do novo envio.
Para subscrever o seguro do cartão, basta enviar-nos uma mensagem, dizendo que quer ativar o mesmo. Enviaremos as condições gerais e particulares do seguro para a sua morada. O seguro tem um prémio mensal de 2€, que só será cobrado se tiver saldo em dívida que não seja pago no final do mês, na sua totalidade. Ou seja, se utilizar o seu cartão unicamente como cartão de débito ou na modalidade fim do mês, o prémio não será cobrado.
Para realizar a assinatura digital dos contratos deve garantir que tem o seu telemóvel consigo, uma vez que esta é feita através de códigos OTP (de verificação) enviados para o mesmo.
Um cartão de crédito é um meio de pagamento que lhe permite movimentar uma linha de crédito (plafond) através de compras de bens e serviços em estabelecimentos comerciais aderentes, bem como realizar adiantamentos de numerário a crédito (cash advance), e adiantamentos a crédito através de transferência para Conta à Ordem Associada, entre outros.
A data-limite para o pagamento do montante utilizado e a modalidade de pagamento são acordadas entre o cliente e o prestador de serviços de pagamento (no caso, o Universo). Se o cliente optar por pagar a totalidade do montante utilizado até à data-limite definida, não fica sujeito ao pagamento de juros. Caso contrário, são aplicados juros ao montante não pago, nos termos das condições e taxas contratualizadas.
É possível aderir ao Cartão Universo em qualquer loja Continente, Worten, Wells* ou num Balcão Universo para além de poder realizar o processo de adesão diretamente através da App Universo.
*Wells A MAIA JARDIM, Wells VILA REAL, Wells VALONGO, Wells PENAFIEL, Wells MANGUALDE, Wells BRAGANCA, Wells A VISEU, Wells A MIRANDELA, Wells A FERRARA PLAZA, Wells A CHAVES, Wells V R S ANTONIO, Wells PALMELA, Wells MEM MARTINS, Wells GULPILHARES, Wells S J TALHA, Wells A AVEIRO, Wells MAFRA, Wells SANTAREM, Wells A COVILHA, Wells A GUIA, Wells O VILA CONDE, Wells FORUM COIMBRA, Wells A TELHEIRAS, Wells A GAIA, Wells A AMADORA, Wells SEIXAL, Wells C BRANCO, Wells ABRANTES, Wells A OEIRAS PARQUE, Wells A CALDAS, Wells GAIA RECHOUSA, Wells A FELGUEIRAS, Wells PONTE SOR, Wells S COSME, Wells LEIRIA, Wells GUIMARAES, Wells A ANTAS, Wells CASCAIS, Wells A MATOSINHOS, Wells VASCO GAMA, Wells A COIMBRA, Wells BEJA, Wells A MADEIRA SHOPPING, Wells S F MARINHA, Wells ALVERCA, Wells ESTREMOZ, Wells O TORRES VEDRAS, Wells VIANA CASTELO, Wells O TORRES NOVAS, Wells O TOMAR, Wells A EVORA, Wells SETUBAL, Wells CHARNECA, Wells A COLOMBO, Wells A QUINTA CONDE, Wells MAIA, Wells MOZELOS, Wells LOURES II, Wells ARRABIDA, Wells AVINTES, Wells A F MONTIJO, Wells P VARZIM, Wells PORTIMAO II, Wells VIVACI MAIA, Wells O TAVIRA, Wells CNT BARREIRO, Wells LAGOS, Wells A LEIRIA SHOPPING, Wells PENICHE, Wells A QUARTEIRA, Wells SINES, Wells A CACEM, Wells SINTRA LOUREL, Wells O FIAES, Wells A S MARTINHO, Wells A MINHO CENTER, Wells A 5 OUTUBRO, Wells A PORTELA RALIS, Wells A MARECHAL, Wells O PORTALEGRE, Wells O OEIRAS PARQUE, Wells A MOSCAVIDE, Wells A AV ROMA, Wells A ALTA LISBOA, Wells A B AZEITAO, Wells A BEJA RETAIL e Wells GUIMARAES.
Sim, sendo que a adesão ao Cartão Universo implica, também, uma adesão aos programas de fidelização Cartão Continente e Worten Resolve.
No momento da adesão, deverá indicar o número do seu Cartão Continente e ficará com a sua conta Continente associada ao Cartão Universo para que possa usufruir de descontos associados ao programa de fidelização do Continente. Caso não efetue a fusão no momento da adesão, poderá fazê-lo em qualquer altura através da App Universo, Área Cliente Universo Online ou numa loja Continente.
O Cartão Universo provisório poderá ser utilizado em todas as lojas do grupo Sonae (lojas físicas e online) e em lojas Galp. Até 4 semanas depois, receberá o Cartão Universo definitivo, que poderá utilizar em qualquer lugar, incluindo em compras online.
Para adicionar um 2º titular ao Cartão Universo, ambos os titulares deverão estar presentes no momento de adesão. Posteriormente, ao momento de adesão, não será possível associar um 2º titular à Conta Universo.
A adesão ao Cartão Universo está totalmente isenta de custos, bem como de anuidade (sem comissão de disponibilização de cartão para o primeiro titular).
Os descontos serão disponibilizados na conta do Cartão Continente associada ao seu Cartão Universo, até 48 horas após a transação.
Ao pagar com o Cartão Universo obtém os seguintes descontos permanentes:
Os pagamentos em estabelecimentos de venda de combustíveis estão sujeitos a comissão de acordo com o preçário em vigor.
Todas as alterações de modalidade de pagamento devem ser feitas até à data de fecho do extrato (dia 15 de cada mês), sendo que só será possível alterar modalidades de pagamento para transações do período de extrato corrente.
Poderá alterar uma modalidade de pagamento de uma transação passada na App Universo (no menu Movimentos, selecionando a transação que pretende), na Área de Cliente Universo Online ou através da Linha de Apoio ao Cliente Universo.
Sim, existem campanhas especiais de descontos. Para saber que campanhas especiais estão a decorrer, neste momento, visite a página Campanhas em Vigor.
Em qualquer loja aderente ao programa de fidelização do Cartão Continente: Continente, Loja Online do Continente, Bagga, Well´s, Note, MO, Zippy, Meu Super, ZU e lojas Galp aderentes.
Se não pagar com o Cartão Universo, não acumulará os descontos. No entanto, pode continuar a usar o seu Cartão Universo para beneficiar das vantagens dos programas de fidelização Continente e Worten Resolve (exemplo: poderá apresentar o seu Cartão Universo em vez do seu atual Cartão Continente).
Exceto nas campanhas adicionais de descontos apresentadas em App, os descontos permanentes estão apenas disponíveis em compras com o Cartão Universo na modalidade Fim do Mês.
Pode associar o seu Cartão Universo ao seu Cartão Continente através das seguintes opções:
Não é possível utilizar as modalidades fraccionadas no pagamento da mensalidade do Cartão Universo.
A modalidade de pagamento “Fim do Mês” permite-lhe pagar, no final de cada mês, a percentagem de saldo em dívida que escolheu (2% a 100% do saldo em dívida, com valor mínimo de 15€). No caso da percentagem definida ser 100%, a transação não terá juros associados. Se for inferior, a transação terá associados os juros sobre o montante remanescente que não foi liquidado, aplicando-se a taxa das suas condições particulares.
Poderá usar as modalidades de pagamento fracionadas do Cartão Universo nas mais de 50 milhões de lojas aderentes à rede Mastercard. No momento de pagamento, as diferentes opções de pagamento vão aparecer no ecrã do terminal de pagamento, podendo selecionar a que preferir antes de inserir o PIN.
A modalidade Débito é uma modalidade disponível no Cartão Universo. Para utilizar a modalidade Débito em qualquer transação, terá de efetuar uma transferência bancária para carregar a sua conta de Débito (custo da transferência no Preçário em vigor). O IBAN da sua Conta de Débito encontra-se disponível na App Universo ou Área de Cliente Universo Online e também na carta que acompanhava o seu Cartão Universo quando o enviámos para sua casa.
Posteriormente, durante a transação, deverá escolher, de entre as modalidades de pagamento disponíveis, a modalidade débito. O pagamento só será aceite se a conta de débito tiver saldo disponível igual ou superior ao montante da transação. Mais informamos, que a conta de débito tem um limite de depósito anual, definido pelo regime de adesão ao seu Cartão Universo:
Posteriomente, durante a transação, deverá escolher, de entre as modalidades de pagamento disponíveis, a modalidade débito. O pagamento só será aceite se a conta de débito tiver saldo disponível igual ou superior ao montante da transação.
O Cartão Universo disponibiliza um conjunto de modalidades de pagamento para todas as transações (compras, levantamentos, transferências ou pagamentos de serviços/Estado):
Em terminais de pagamento e ATM:
Adicionalmente em App Universo ou em Universo Online, poderá ter acesso a mais modalidades consoante o valor das transações.
Poderá escolher a modalidade que preferir num terminal de pagamento, numa ATM, na App Universo ou em Universo Online.
As transferências a crédito estão sujeitas a comissão de acordo com o preçário em vigor.
Poderá escolher a modalidade que preferir, quando efetuar uma transação, num terminal de pagamento, numa ATM, na App Universo ou na Área de Cliente Universo Online. No momento de pagamento, irão aparecer as diferentes modalidades de pagamento disponíveis, para aquela transação, bastando selecionar a modalidade que pretende e clicar em “OK”. Poderá alterar a modalidade de pagamento de cada transação até ao fecho do ciclo de extrato.
Poderá alterar a percentagem de pagamento da modalidade Fim do Mês (aumentar ou diminuir) através dos seguintes canais:
Universo Online:
Modalidades fraccionadas são as modalidades de pagamento que permitem efetuar pagamentos de uma transação em prestações ( por exemplo: 3x, 6x ou 12x). O valor da prestação poderá incluir juros e encargos mediante a modalidade selecionada no momento da transação.
Os juros associados às modalidades fraccionadas têm como referência os valores da TAEG constante nas suas condições particulares.
As modalidades de pagamentos sem juros estão disponíveis numa rede de parcerios, como por exemplo:
Fique atento a campanhas promocionais com modalidades sem juros nos restantes parceiros Universo.
Pode realizar tranferências do saldo do seu Cartão para a sua conta à ordem, para outras contas nacionais e para países da zona SEPA
As transferências a crédito estão sujeitas a comissão de acordo com o preçário em vigor.
Poderá realizar transferências na App Universo, Área de Cliente Universo ou numa ATM.
As transferências a crédito estão sujeitas a comissão de acordo com o preçário em vigor.
As transferências serão creditadas imediatamente caso a conta de destino pertença a um dos mais de 3.000 bancos aderentes na Zona Euro. Caso contrário, as transferências seguem as regras das transferências multibanco, ou seja, caso sejam realizadas até às 15h de dias úteis serão creditadas até ao primeiro dia útil seguinte e se realizadas após as 15h ou em dias não úteis, os montantes serão creditados até ao segundo dia útil seguinte.
As transferências a crédito estão sujeitas a comissão de acordo com o preçário em vigor.
O extrato do Cartão Universo é o documento do qual consta o registo de todas as transações, pagamentos e levantamentos realizados com o Cartão, eventuais encargos de operações, a data-valor dos débitos ou a data de receção de cada ordem de pagamento, bem como comissões devidas ao Universo pela prestação de serviços, do último ciclo de 30 dias.
O extrato contém também toda a informação relativa ao Cartão Universo, nomeadamente a taxa de juro, a modalidade e a data limite de pagamento dos montantes utilizados e em dívida.
A data limite de pagamento do Cartão Universo ocorre habitualmente ao dia 6 de cada mês.
Pode consultar os seus extratos do Cartão Universo na App Universo ou no Universo Online.
Poderá encontrar, em ambas as plataformas, a qualquer momento, todo o histórico de extratos da sua conta Universo.
O extrato do seu Cartão Universo é fechado ao dia 15 de cada mês.
Ao registar-se na App Universo ou na Área de Cliente Universo Online passará automaticamente a receber o seu extrato via email. Em alternativa, poderá solicitar-nos o envio de extrato por email através do Formulário de Contacto ou através da Linha Cliente Universo: 308 811 418. Custo de chamada para rede fixa nacional
Se não receber o seu extrato num determinado mês, poderá consultar o mesmo na Área de Cliente Universo Online ou na App Universo.
Caso tenha alguma dúvida sobre o seu extrato Universo, poderá enviar-nos uma mensagem através da opção “Contacte-nos” na área “Mais” da sua App Universo ou, em alternativa, efetuar um pedido de contacto no formulário de contacto existente na Área de Cliente Universo Online ou em universo.pt.
Caso verfique que a sua mensalidade não foi cobrada na sua conta bancária, deverá efetuar pagamento da mesma o mais cedo possível, através da referência de multibanco para o efeito. Deve aceder à sua App Universo e, na área “Mais”, selecionar “Pagamentos Livres”, ou na Área de Cliente Universo Online (na página “Informações sobre Pagamentos”).
A mensalidade do seu Cartão Universo pode ser paga através de:
Pode sempre efetuar, a qualquer altura, pagamentos livres com o objetivo de pagar antecipadamente a sua mensalidade ou amortizar saldo utilizado, utilizando para o efeito as referências multibanco, que constam no seu extrato mensal (estas referências são sempre as mesmas, não mudando de mês para mês).
Pode, ainda, efetuar um pagamento livre na sua App Universo, na área “Mais”, selecionando “Pagamentos Livres”, ou na Área de Cliente Universo Online, na página “Informações sobre Pagamentos”.
Os pagamentos livres efetuados até ao dia 30 de cada mês terão impacto na sua mensalidade. Após esta data, mesmo que faça um pagamentos livre, o mesmo não terá impacto na mensalidade deste mês.
O Cartão Universo disponibiliza-lhe mecanismos para garantir mais seguranças nas suas compras online:
1. Cartões virtuais: Consistem em cartões temporários de 16 dígitos e um código de segurança de 3 dígitos (CVC) que não correspondem ao seu Cartão real. Estes cartões virtuais podem ser utilizados em todos os sites e nas suas App's favoritas (Uber Eats, Netflix, Spotify..) até o saldo esgotar ou a validade expirar, numa ou várias compras online.
3. Controlos e alertas: a funcionalidade Controlos e Alertas do seu Cartão Universo permite definir controlos para o seu Cartão Universo e receber alertas no seu telemóvel sempre que o seu cartão estiver a ser utilizado numa compra online. Poderá escolher diferentes opções (aceitar, aceitar e alertar ou recusar e alertar transações) a partir do montante que definir, recebendo os alertas através de notificações na App Universo ou SMS (caso não esteja registado na nossa App).
Poderá definir um novo PIN para o seu Cartão Universo através da App Universo ou da Área de Cliente Universo Online.
Na App Universo:
Na Área de Cliente Universo Online:
No caso de suspeitar de uso indevido do seu Cartão Universo, deverá bloqueá-lo imediatamente através da App Universo, da Área de Cliente Universo Online ou da Linha de Apoio Universo dedicada à Perda, Roubo ou Fraude – 800 100 011* (do estrangeiro +351), disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
*Chamada gratuita se efetuada através de um telemóvel ou rede fixa do país de origem.
Em caso de perda, extravio ou roubo do seu Cartão Universo deverá efetuar imediatamente o pedido de substituição na App Universo ou na Área de Cliente Universo Online. Os motivos de perda ou roubo do Cartão implicam o cancelamento imediato e automático do seu cartão atual.
Se preferir, pode, ainda, contactar a Linha de Apoio Universo dedicada à Perda, Roubo ou Fraude –
800 100 011* (do estrangeiro +351), disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
*Chamada gratuita se efetuada através de um telemóvel ou rede fixa do país de origem.
Pode bloquear ou desbloquear temporariamente a utilização do seu Cartão diretamente na sua App Universo ou Universo Online:
A autenticação forte é o mecanismo pelo qual todos os prestadores de serviços de pagamento, nomeadamente o Universo, validam a identidade do cliente em pagamentos online ou outras operações com o Cartão Universo (transferências, acessos aos canais digitais, etc.).
Para que a autenticação destas operações possa ser apelida de “Forte” é obrigatório que os clientes comprovem a sua identidade com pelo menos dois elementos. Estes elementos têm obrigatoriamente de pertencer a duas de três categorias:
• Algo que só o cliente sabe, como por exemplo um código ou uma palavra-passe;
• Algo que o cliente tem, como por exemplo um telemóvel para onde lhe é enviado o código de autenticação (OTP);
• Algo que é inerente ao Cliente, como por exemplo uma característica biométrica, impressão digital ou outras.
A partir de 31 de dezembro de 2020 entraram em vigor as novas regras de “Autenticação Forte” (SCA – Strong Customer Autentication) referentes ao pagamento de compras online.
Após esta data, a introdução dos dados do seu Cartão (número do Cartão, data de validade e código CVV/CVC) deixará de ser suficiente para realizar as suas compras online.
Assim, a validação das suas compras online passará a incluir sempre, para a maioria dos sites de compras, 2 fatores de autenticação para garantir ainda maior segurança.Como primeiro fator de autenticação, o Universo utiliza a tecnologia 3D secure, em que o cliente recebe no seu telemóvel um código de 6 dígitos, para autorização da transação.
Como segundo fator de autenticação, o Universo disponibiliza uma solução da Mastercard, que ajuda na prevenção de fraudes, através da qual é analisado o comportamento do cliente quando realiza uma transação de pagamento online e avaliado o risco associado a esse comportamento, em comparação com as suas próprias interações online típicas. Para começar a usufruir desta solução, irá necessitar de efetuar um único consentimento, aquando da 1ª compra online.
Estas soluções permitem efetuar pagamentos simples e seguros e encontram-se ativas para os comerciantes online com níveis de segurança equivalentes.
Antes de contratar um crédito ao consumo, recebe uma Ficha de Informação Normalizada (FIN) que contém todas as condições do crédito, nomeadamente a TAEG (Taxa Anual Efetiva Global), a TAN (Taxa Anual Nominal), as opções e formas de pagamento, montantes máximos disponíveis e os custos e encargos associados ao cartão.
O direito a exercer a livre revogação significa que, mesmo depois da subscrição de um cartão de crédito, pode desistir do contrato sem ter de apresentar qualquer justificação perante a instituição de crédito.
Para o efeito, tem até 14 dias, contados a partir da data da 1.ª utilização do cartão, para exercer este direito, que se designa de direito de livre revogação ou direito de arrependimento.
Se optar por desistir do contrato, este é revogado, mas não pode esquecer que terá de devolver de imediato o cartão, bem como todas as quantias devidas pela utilização que tenha feito e se for o caso, todos os encargos, comissões, juros e impostos.
É o valor normalmente pago anualmente pela disponibilização do cartão.
A taxa Anual Nominal (TAN) representa a taxa a que são cobrados os juros dos empréstimos, ou seja, corresponde ao custo associado aos juros aplicados sobre o montante do crédito utilizado.
A Taxa Anual Efetiva Global (TAEG) representa o custo total do crédito. Engloba a TAN e outros encargos cobrados pela instituição de crédito, como comissões, impostos, e, se aplicável, seguros obrigatórios.
O cálculo da TAEG inclui os juros, as comissões, as despesas, os seguros exigidos para obtenção do crédito, bem como todos os outros encargos associados ao contrato de crédito.
Corresponde à possibilidade de, com o Cartão Universo, efetuar levantamentos de numerário nas caixas de levantamento automático, até ao limite de crédito do Cartão.
A utilização do cash-advance está sujeita a comissão de acordo com o preçário em vigor.
O seu Cartão Universo pode ser associado a diversas carteiras digitais como a Apple Pay e Google Pay. Saiba como em Carteiras Digitais – Universo e faça pagamentos de forma ainda mais simples, prática e segura.
Para o ajudar a planear o seu orçamento pode simular, na App Universo, qual será o impacto na sua mensalidade da escolha de uma determinada modalidade de pagamento em cada transação. Tem à sua disposição diferentes modalidades de pagamentos: Fim do Mês (com % de pagamento entre 5 a 100%), assim como outras modalidades fracionadas (3x, 6x, 12x, 18x, etc.). Para simular basta:
As transferências a crédito estão sujeitas a comissão de acordo com o preçário em vigor.
Para efetuar o agendamento de uma transferência na App Universo:
As transferências a crédito estão sujeitas a comissão de acordo com o preçário em vigor.
Na App Universo é possível efetuar uma transferência de saldo do seu Cartão Universo para a sua conta à ordem. Basta seguir os seguintes passos:
1) Entre na App Universo e clique no menu “Usar” que se encontra no rodapé da aplicação.
2) Selecione a opção “Efetuar Transferência” no topo do menu.
3) Selecione a opção “Para conta associada Universo”.
4) Em “Transferências”, deve agora:
5. Selecionar “Transferir””.
Com a APP Universo pode efetuar pagamentos ao Estado e Impostos, na modalidade que preferir, de forma rápida e simples. Basta seguir os seguintes passos:
Com o seu Cartão Universo pode utilizar qualquer um dos seguintes pagamentos digitais:
Universo Flex: Permite-lhe fraccionar as suas compras online, estando disponível na loja online de alguns dos Parceiros Universo. No momento de pagamento da sua compra basta selecionar a opção Universo Flex. Posteriormente, terá de escolher entre pagar com a App Universo (com QR Code) ou sem App Universo (por notificação), escolhendo a modalidade de pagamento que preferir.
A App Universo é uma ferramenta essencial para a gestão do seu dia a dia. Poderá, por exemplo, pagar todas as suas contas e impostos, fazer transferências para a sua conta à ordem e carregar telemóveis sem sair de casa. A partir da App Universo é também possível efetuar um pedido de crédito, subscrever um seguro Universo ou ainda constituir e gerir poupanças e investimentos.
1. Consultar em tempo real:
As transferências a crédito estão sujeitas a comissão de acordo com o preçário em vigor.
Sim, poderá instalar a App Universo e utilizá-la em vários dispositivos. Para aceder à sua conta, apenas terá de introduzir as suas credencias de acesso (email e password) e inserir o códido de verificação que é enviado para o número de telefone associado à sua conta.
Um Cartão Virtual consiste num cartão temporário com 16 dígitos e um código de segurança de 3 dígitos (CVC), diferentes do seu Cartão Universo físico. Pode criar um Cartão Virtual na App Universo, evitando assim ter de introduzir os dados do seu Cartão Universo físico nos sites de compras quando estiver a realizar compras online.
Para criar um Cartão Virtual na App Universo basta:
Para efetuar qualquer compra online, aconselhamos a criação prévia de um Cartão Virtual na App Universo, evitando assim ter de introduzir os dados do seu Cartão Universo físico em sites de compras.
As principais vantagens de um Cartão Virtual são:
Sim, pode definir a modalidade de pagamento que preferir na App Universo. Para isso, basta:
Numa transferência com o Cartão Universo pode escolher entre as seguintes modalidades de pagamento: Fim do Mês, 3x, 6x ou 12x com juro ou ainda 24x, 36x e 48x com juros consoante o valor a transferir.
No final de cada mês, pode consultar, na App Universo, o extrato do mês corrente, assim como o valor e a data da próxima mensalidade.
É infinitamente simples:
Em alternativa, pode consultar a próxima mensalidade no ecrã principal da APP Universo.
No ecrã principal da App Universo pode encontrar o saldo da sua conta de Crédito, da sua conta de Débito e o saldo do Cartão Continente.
Para aceder aos movimentos do seu Cartão, clique no menu “Movimentos” que se encontra no rodapé da aplicação. Assim que entrar no menu “Movimentos”, irá encontrar uma lista com todos os movimentos do seu Cartão Univero e pode clicar no movimento que deseja consultar para aceder aos seus detalhes. Neste menu poderá consultar os detalhes dos movimentos, obter os respetivos comprovativos e ainda alterar a modalidade de pagamento depedendo da data de transação.
Na App Universo, pode consultar os seus gastos por categoria:
Na App Universo pode alterar (aumentar ou diminuir) o valor da mensalidade a pagar do seu Cartão Universo, alterando a percentagem de pagamento do saldo em dívida na modalidade Fim do Mês que será aplicada na data de fecho do extrato. Como a alteração só produzirá efeitos no dia seguinte, convém que seja efetuada um dia antes da data de fecho do extrato – dia 15 de cada mês.
Adicionalmente, caso tenha compras em modalidades fracionadas e pretenda alterar, poderá entrar em contacto com a Linha de Apoio ao Cliente.
Para pagar por débito direto, terá que contratualizar connosco uma Autorização de Débito Direto (ADD). Para emitirmos ou alterarmos a sua Autorização de Débito Direto (ADD), precisamos que nos faça chegar um comprovativo de IBAN nominativo (que pode ser um documento/declaração do seu banco, talão de MB, extrato de conta ou caderneta bancária) onde conste o seu nome completo com a finalidade de se confirmar que é efetivamente o titular do IBAN.
Na App Universo é possível alterar os seus dados pessoais. Para isso deverá selecionar o menu “Mais” e clicar no botão onde se encontra o seu nome, em “Dados pessoais”:
Se não se lembra da password terá de efetuar a recuperação da mesma clicando em “Recuperar password”: será encaminhado para um formulário para definir uma nova password. Em alternativa, e no caso de se lembrar da password, envie-nos uma mensagem a solicitar o desbloqueio da sua conta.
O Cartão Universo tem ao seu dispor dois canais digitais – Área de Cliente Universo Online em universo.pt e a App Universo – para que possa aceder de forma simples e rápida a toda a informação necessária sobre o seu Cartão, a qualquer momento e em qualquer lugar.
Sim, quando define os seus acessos na APP Universo passará a utilizar os mesmos acessos no Universo Online. O contrário também, ou seja, se criar uma conta primeiro no Universo Online, depois os seus acessos são os mesmos que deve utilizar na App.
Se alterar, por exemplo, os seus acessos no Universo Online, deverá depois utilizar os novos acessos na App Universo.
A segurança da utilização de qualquer serviço Universo deve ser garantida não só pelos sistemas e soluções de segurança certificados de que o Universo dispõe, mas também pelo próprio utilizador, que deverá seguir práticas seguras de utilização da internet, do seu telemóvel ou equipamento e dos dados que permitem o acesso às suas contas. O conhecimento e prática quotidiana destes cuidados é fundamental. Consulte as boas práticas em Segurança e Fraude | Universo – A Nova Dimensão Financeira
Na App Universo pode definir controlos e alertas para que lhe seja enviada uma mensagem sempre que algum tipo de movimento seja efetuado no seu Cartão. Poderá, também, definir a recusa de certos tipos de transações.
Pode definir:
Para efetuar uma simulação de Crédito na App Universo deve:
Por último, deve selecionar “Efetuar Pedido”
4. Caso tenha escolhido a opção “Juntar Créditos” deve, no simulador, selecionar o montante em dívida, a mensalidade dos seus créditos atuais e, caso esteja interessado, um valor para o novo projeto. Automaticamente será calculada a mensalidade que pagará caso o seu pedido seja aprovado.
Após conferir os dados da simulação e os seus dados pessoais, deve selecionar se pretende aderir ao Seguro de Proteção ao Crédito.
Por último, deve selecionar “Efetuar Pedido”
5. Deverá, agora, introduzir ou confirmar os seus Dados Profissionais, Rendimentos, Encargos e Dados Bancários. Por último, leia as condições legais, e caso aceite, selecione “Sim, Autorizo”
6. Caso o seu pedido seja pré-aprovado, deverá agora ler a documentação e assiná-la selecionando “Li, compreendo e aceito”. Por fim selecione “Assinar a Documentação”.
7. Para terminar o seu Pedido de Financiamento Universo, deve anexar a documentação na área “Meus Pedidos”. Para chegar a esta área deve:
Pode, posteriormente, ir acompanhando o estado do seu pedido de Crédito no menu “Meus Pedidos”.
Na App Universo pode fazer simulações que lhe permitirão escolher, para um determinado montante de crédito, o prazo e a mensalidade que mais se adaptam ao seu orçamento. Poderá, também, avançar com o pedido de crédito de forma 100% digital e sem sair de casa.
4. De seguida, deve selecionar o montante de crédito pretendido e a duração em que o deseja pagar.
5. Recomendamos a subscrição do “Seguro de Proteção ao Crédito”, que assegura o pagamento das suas prestações até 100% em caso de desemprego, doença ou morte ao longo do contrato.
Como já está na sua App Universo, que é um ambiente seguro e autenticado, não precisará de introduzir os seus dados para realizar o seu pedido de crédito. O formulário de subscrição será pré-preenchido automaticamente, sendo apenas necessário os seus dados profissionais atuais.
Assim que submeter o seu pedido de crédito, receberá uma resposta imediata de aprovação ou recusa.
Na App Universo pode aderir ao Seguro Proteção Casa, Seguro Saúde e Seguro Dentista.
Para subscrever um dos Seguros Universo na App Universo:
Para saber mais sobre as soluções de Crédito disponíveis, navegue pelas páginas do nosso site Universo ou contacte a nossa Linha Cliente Universo 308 811 418. Custo de chamada para rede fixa nacional.
Se desistiu de um pedido de Crédito Pessoal recentemente (i.e. anulou o pedido), terá de esperar 30 dias para submeter um novo pedido de Crédito Pessoal nos canais digitais Universo. Se optar por submeter um novo pedido de crédito através da Linha Universo 308 811 418, poderá submeter um novo pedido no imediato (não precisa de esperar 30 dias). Custo de chamada para rede fixa nacional.
Se obteve uma recusa recente ao seu pedido de Crédito Pessoal, terá de esperar 3 a 6 meses para submeter um novo pedido nos canais digitais Universo. Caso tenha contratos de crédito em curso noutras instituições, poderá optar por pedir um Crédito Consolidado nos canais digitais Universo ou através da Linha Universo 308 811 418. Custo de chamada para rede fixa nacional.
Se recebeu uma recusa recente ao seu pedido de Crédito Consolidado, terá de esperar 6 meses para submeter um novo pedido de Crédito.
Se for cliente Cartão Universo: diretamente nos canais digitais Universo (App e Homebanking), no Site Universo (universo.pt) ou por telefone (308 811 418). Caso opte pelos canais digitais Universo, o processo de subcrição é ainda mais rápido;
Se não for cliente Cartão Universo: no Site Universo (universo.pt) ou por telefone (308 811 418). Custo de chamada para rede fixa nacional.
O Bankinter Consumer Finance, E.F.C., S.A. – Sucursal em Portugal, o BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal (Banco) e a YOUNITED S.A. SUCURSAL EN PORTUGAL (“Younited”) são as entidades que concedem e gerem o Crédito Pessoal, Automóvel e Consolidado. A Universo IME é intermediária de crédito, sujeita à supervisão do Banco de Portugal.
Para saber mais, navegue pelas páginas do nosso site https://www.universo.pt/financiamento/lar-recheio/ ou contacte a nossa Linha Cliente Universo 308 811 418. Custo de chamada para rede fixa nacional.
Para incluir um segundo titular ao pedido de crédito após a submissão inical do pedido com apenas um titular, ligue para a Linha Universo 308 811 418 (opção 4). Para o processo ser mais rápido, tenha consigo os dados pessoais e profissionais do segundo titular:
– NIF;
– Nome do Cliente;
– Data de nascimento;
– Estado civil;
– Grau de parentesco para com o primeiro titular
– Nº do documento de identificação (letras incluídas) e data de validade do mesmo
– Naturalidade/nacionalidade
– Morada
– Contacto telefónico e eletrónico
– Tipo de contrato
– Nome e ano de entrada na sua atual entidade patronal
– Profissão
– Rendimento mensal líquido
No caso das soluções de Crédito Consolidado, poderá subscrever através da Linha Cliente Universo 308 811 418. Custo de chamada para rede fixa nacional. Previamente, e se for cliente Cartão Universo, poderá efetuar quantas simulações pretender na App Universo ou na Área de Cliente Universo Online, para encontrar a solução que melhor se adapta às suas necessidades, caso não seja pode também realizar esta simulação em Universo.pt.
As soluções de Crédito disponíveis foram desenhadas para satisfazer todas as suas necessidades. Tem à sua disposição, três soluções:
• Crédito Pessoal – para uma multiplicidade de projetos: remodelações/ obras, mobiliário, equipamento informático/ eletrónico, férias e lazer, festas e cerimónias ou ainda outros projetos pessoais;
• Crédito Automóvel – para a aquisição de veículos (motos, automóveis ou outros) novos ou usados;
• Crédito Consolidado – para juntar todos os seus créditos contratados noutras instituições num único crédito: renegociamos o seu contrato e garantimos uma única mensalidade fixa, com possibilidade de financiamento extra para um novo projeto;
O Universo, enquanto intermediário de Crédito, disponibiliza diferentes soluções de Crédito: Crédito Pessoal, Crédito Automóvel e Crédito Consolidado.
As soluções de Crédito disponíveis são adaptadas ao seu orçamento e aos seus projetos. Tem, ainda, um conjunto de vantagens adicionais:
• Subscrição de crédito sem sair de casa;
• Acesso a uma resposta sem demoras;
• Taxa e mensalidade fixas durante todo o contrato, para que saiba sempre com o que pode contar;
• Atendimento personalizado;
• Subscrição de crédito sem necessidade de qualquer garantia sobre o montante emprestado.
O Crédito Consolidado é uma solução desenhada para juntar todos os seus créditos atuais e, se pretender, ainda beneficiar de financiamento para um projeto extra:
• Consolidado Simples: se tem vários créditos contratados noutras instituições de crédito, com diferentes valores e prazos de pagamento, com esta solução de crédito junta todos os seus créditos num só, com uma única mensalidade fixa e poderá pagar menos todos os meses (nos casos aplicáveis);
• Consolidado + Novo Projeto: para além de juntar os seus créditos, poderá obter um financiamento extra, mantendo sempre uma só mensalidade e poderá pagar menos todos os meses (nos casos aplicáveis);
O Crédito Consolidado pode juntar Créditos Pessoais, clássicos ou de Cartão de Crédito.
Se desistiu de um pedido de Crédito Pessoal recentemente (i.e. anulou o pedido), terá de esperar 30 dias para submeter um novo pedido de Crédito Pessoal nos canais digitais Universo. Se optar por submeter um novo pedido de crédito através da Linha Universo 308 811 418, poderá submeter um novo pedido no imediato (não precisa de esperar 30 dias). Custo de chamada para rede fixa nacional.
Se obteve uma recusa recente ao seu pedido de Crédito Pessoal, terá de esperar 3 a 6 meses para submeter um novo pedido nos canais digitais Universo. Caso tenha contratos de crédito em curso noutras instituições, poderá optar por pedir um Crédito Consolidado nos canais digitais Universo ou através da Linha Universo 308 811 418. Custo de chamada para rede fixa nacional.
Se recebeu uma recusa recente ao seu pedido de Crédito Consolidado, terá de esperar 6 meses para submeter um novo pedido de Crédito.
Se for cliente Cartão Universo: diretamente nos canais digitais Universo (App e Homebanking), no Site Universo (universo.pt) ou por telefone (308 811 418). Caso opte pelos canais digitais Universo, o processo de subcrição é ainda mais rápido;
Se não for cliente Cartão Universo: no Site Universo (universo.pt) ou por telefone (308 811 418). Custo de chamada para rede fixa nacional.
Para saber mais, navegue pelas páginas do nosso site https://www.universo.pt/financiamento/lar-recheio/ ou contacte a nossa Linha Cliente Universo 308 811 418. Custo de chamada para rede fixa nacional.
Para incluir um segundo titular ao pedido de crédito após a submissão inical do pedido com apenas um titular, ligue para a Linha Universo 308 811 418 (opção 4). Para o processo ser mais rápido, tenha consigo os dados pessoais e profissionais do segundo titular:
– NIF;
– Nome do Cliente;
– Data de nascimento;
– Estado civil;
– Grau de parentesco para com o primeiro titular
– Nº do documento de identificação (letras incluídas) e data de validade do mesmo
– Naturalidade/nacionalidade
– Morada
– Contacto telefónico e eletrónico
– Tipo de contrato
– Nome e ano de entrada na sua atual entidade patronal
– Profissão
– Rendimento mensal líquido
No caso das soluções de Crédito Consolidado, poderá subscrever através da Linha Cliente Universo 308 811 418. Custo de chamada para rede fixa nacional. Previamente, e se for cliente Cartão Universo, poderá efetuar quantas simulações pretender na App Universo ou na Área de Cliente Universo Online, para encontrar a solução que melhor se adapta às suas necessidades, caso não seja pode também realizar esta simulação em Universo.pt.
Não. Não é possível realizar um Crédito Pessoal para:
– Fins profissionais;
– Pagamento de despesas correntes;
– Pagamento de dívidas a terceiros;
– Realizar pedidos de crédito em nome de terceiro.
Deverá inserir as três componentes do número do documento de identificação:
Exemplo: Número do Documento de Identificação = 06384888 0 ZZ3
Caso tenha selecionado 'Bilhete de Identidade', deverá inserir os dois componentes do número de identificação:
Exemplo: Número do Bilhete de Identidade = 12345672 0
1. Entrar na sua App Universo e selecionar “Usar”;
2. No menu “Usar”, escolher a opção “Pedir Crédito” caso esteja interessado num crédito pessoal;
3. Selecionar a finalidade do seu pedido, o montante total e a duração do contrato e automaticamente será calculada a mensalidade;
4. Selecionar se pretender aderir ao Seguro de Proteção ao Crédito (opcional) e escolher “Efetuar Pedido”;
5 Introduzir ou confirmar os seus Dados Profissionais, Rendimentos, Encargos e Dados Bancários;
6. Ler as condições legais, e caso aceite, selecionar “Sim, Autorizo”;
7. Ler a documentação e, caso aceite, realizar a assinatura digital dos contratos;
8. Realizar o upload da documentação;
9. Caso opte por realizar mais tarde a assinatura digital e o upload de documentos, poderá faze-lo na Área Estado do Pedido.
Sim. Durante o processo de subscrição (depois de confirmar os seus dados profissionais), tem a possibilidade de adicionar um segundo titular:
Se já tiver submetido um pedido com apenas um titular, e pretender incluir um segundo, agradecemos que contacte a Linha Universo 308 811 418 (opção 4). Para o processo ser mais rápido, tenha consigo os dados pessoais e profissionais do segundo titular:
Caso não esteja a conseguir aceder aos nossos canais digitais, poderá sempre contactar a Linha Cliente Universo 308 811 418. Custo de chamada para rede fixa nacional.
Recomendamos que inclua um segundo titular. É muito mais provável que o seu pedido de Crédito seja aprovado se incluir um segundo titular, visto que ambos os rendimentos são tidos em conta para a análise do pedido.
Se optar por um Crédito Consolidado, pode consolidar créditos pessoais, clássicos, cartões de crédito, crédito automóvel com e sem reserva de propriedade e/ ou linhas de crédito. Não pode consolidar créditos hipotecários, leasings, créditos multiopções, renting e ALD;
Através do Crédito Consolidado pode juntar créditos pessoais, clássicos, cartões de crédito, crédito automóvel com e sem reserva de propriedade e/ ou linhas de crédito. No entanto, só é possível submeter um pedido de crédito consolidado de montante igual ou superior a 2.500€, sendo que o cliente poderá sempre acrescentar um valor adicional a qualquer crédito consolidado solicitado.
Linha Cliente Universo 308 811 418 (opção 4), disponível de 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h (exceto feriados). Custo de chamada para rede fixa nacional.
Não. A subscrição ao seguro apenas pode ser realizada no momento de subscrição de crédito. Não pode subscrever ao seguro após a validação e aprovação do pedido de Crédito. O valor do seguro é cobrado mensalmente juntamente com a prestação.
É um seguro de crédito (facultativo) que o(a) protege a si e à sua família, assegurando o pagamento das suas prestações até 100% em situações imprevisíveis mas frequentes. Oferece, portanto, a proteção completa ao longo do contrato em situações de:
Oferece a proteção completa ao longo do contrato em situações de:
Para mais informações, consulte aqui: https://universo.pt/wp-content/uploads/2020/05/FIN_Seguro.pdf?utm=1637021118935″
A subscrição ao Seguro de Crédito é realizada no momento da subscrição ao Crédito Pessoal ou ao Crédito Consolidado, através dos Canais Digitais Universo ou da Linha Cliente Universo 308 811 418. Custo de chamada para rede fixa nacional.
Pode contactar a Linha Universo 308 811 418 (opção 4) ou consultar o extrato. Custo de chamada para rede fixa nacional.
Na App Universo:
– Entrar na sua App Universo e selecionar “Usar”;
– Escolher “Pedido Crédito”;
– Selecionar no canto superior direito “Meus Pedidos”;
– Identificar o pedido de crédito em curso;
– Concluir o upload de documentos e a assinatura digital.
No Site Universo:
– Selecionar no menu principal a opção “Crédito”;
– Selecionar a opção “Ver estado do PEDIDO DE CRÉDITO”;
– Preencher os campos NIF e nº de telemóvel;
– Incluir o código SMS de código de verificação que recebeu no seu telemóvel;
– Identificar o pedido de crédito em curso;
– Concluir o upload de documentos e a assinatura digital.
Na Área Cliente Universo Online:
– Fazer login na Área de Cliente Universo Online;
– Seleccionar “Crédito Pessoal e Automóvel”;
– Selecionar “Estado dos Pedidos”;
– Identificar o pedido de crédito em curso;
– Concluir o upload de documentos e a assinatura digital.
Pode acompanhar o estado do seu pedido de Crédito no menu “Estado do Pedido” (Site Universo e Área de Cliente Universo Online) ou no menu “Meus Pedidos” (App Universo).
Assim que submeter um pedido de crédito, receberá de imediato uma resposta, podendo reunir (ou não) as condições necessárias para avançar no processo de subcrição ao Crédito. Em caso afirmativo, será contactado em 48h por um consultor comercial para finalizar o processo de subscrição e obter o financiamento.
Após o envio de todos os comprovativos, receberá uma resposta final entre 48h a 72h úteis.
Após aprovação, será efetuada uma transferência bancária e o valor ficará disponível na sua conta bancária em 24h a 48h úteis.
Não. Após a verificação de que a proposta está validada, o valor ficará disponível na sua conta bancária em 24h a 48h úteis uma vez que a transferência funciona como uma transferência bancária.
O pedido de Crédito passa por uma minuciosa análise financeira, sendo que existem vários fatores que poderão levar à recusa do pedido de crédito de cada cliente. Aconselhamos a inclusão de um segundo titular no seu pedido de crédito, visto que aumenta a probabilidade de aprovação. Ao incluir um segundo titular, ambos os rendimentos são tidos em conta para a análise de um pedido, aumentando a probabilidade de aprovação do mesmo.
Para garantir uma resposta final mais rápida, sugerimos que:
Estamos 100% focados em garantir que o processo de análise do seu pedido de Crédito é o mais rápido possível. Enquanto aguarda o nosso contacto, sugerimos que confirme os passos em falta em https://www.universo.pt/financiamento/estado-do-pedido/. Após o envio de todos os comprovativos e a assinatura dos documentos, receberá uma resposta final em 48h a 72h úteis.
Caso não esteja a conseguir submeter os documentos através dos nossos Canais Digitais, agradecemos que contacte a Linha Cliente Universo 308 811 418 e peça ajuda a um consultor comercial Universo.
Para que os seus documentos não sejam considerados inválidos, confirme se: As fotografias/digitalizações estão legíveis. Serão consideradas inválidas caso estejam demasiado escuras, se as fotografias estiverem desfocadas ou cortadas. O documento de identificação está dentro da validade.O recibo de vencimento tem data de emissão inferior a 3 meses e está em nome do titular do pedido de crédito.O comprovativo de morada tem data de emissão inferior a 3 meses e está em nome do titular do pedido de crédito.O comprovativo de IBAN tem o seu nome.Os dados indicados correspondem aos documentos carregados.
Para a adesão às soluções de Crédito Pessoal e Crédito Automóvel, necessita dos seguintes documentos:
Para a adesão às soluções de Crédito Consolidado, necessita dos seguintes documentos:
O “mapa de responsabilidades de crédito” é onde se encontra a informação acerca de todos contratos de crédito de que um titular é devedor ou avalista/fiador, organizados por instituição. Isto é, é um agregado disponibilizado pelo Banco de Portugal de todas as declarações de dívida que um Cliente pode ter, sejam elas na mesma ou em diferentes instituições bancárias.
Ao realizar upload dos documentos o cliente deve procurar: – confirmar que as fotografias/ digitalizações estão legíveis (e.g. falta de luz, fotografia desfocada e/ ou cortada); – confirmar que os documentos estão válidos; – confirmar a entrega de todos os documentos solicitados; – confirmar que os dados indicados no formulário são coerentes com os documentos carregados.Se não conseguir encontrar o erro nos seus documentos, contacte a Linha Universo 308 811 418 e peça a ajuda de um dos nossos agentes.
Sim. Poderá fazê-lo acedendo à área “Estado do Pedido”, selecionando o seu pedido e, no(s) documento(s) que pretende substituir, clique no botão “Substituir” para fazer o carregamento do(s) novo(s) documento(s).
O comprovativo de morada deverá indicar explícitamente o nome e a morada do Cliente. Alguns documentos elegíveis:
O comprovativo de IBAN deverá indicar explícitamente o nome e o IBAN do Cliente. Alguns documentos elegíveis:
Deverá solicitar à Instituição bancária um documento que contenha o nome da Instituição, do Cliente, o valor em dívida e a forma de pagamento do crédito. Estas informações encontram-se disponíveis em extratos bancários, consultas de documentos na app ou no homebanking. Não é, portanto, obrigatório obtê-lo no balcão exceto se a instituição responsável pela sua dívida assim o exigir. Em caso de dificuldade na obtenção do documento, poderá contactar a Instituição em questão.
Não. Independentemente do processo que escolheu, ambos os titulares devem utilizar o mesmo processo de assinatura, assinando da mesma forma. Por exemplo, se escolheu o Processo Digital ambos devem assinar digitalmente. Caso o contrato de crédito em questão tenha mais do que um titular, o processo de assinatura digital deve ser realizado por ambos.
Cada um dos titulares deve aceder à sua área de “Estado do Pedido”, identificar o seu NIF e número de telemóvel e solicitar um código que lhe será enviado para o contacto telefónico indicado. Posteriormente, deverá introduzi-lo no local pedido, gerando assim o seu certificado de assinatura digital. No caso de dois titulares, o processo apenas fica concluído quando os dois titulares realizarem a assinatura digital de forma independente, cada um na sua área de Estado de Pedido.
O processo de assinatura digital permite-lhe assinar a documentação contratual de forma simples e segura, através da inserção de um código SMS pessoal e intransmissível. Um processo sem papel, totalmente certificado:
Caso não receba o código SMS (Passo 2), selecionar a opção “não recebeu um código?”. Caso continue sem receber o código, ligue para a Linha Cliente Universo 308 811 418.
O processo de assinatura digital permite-lhe assinar a documentação contratual de forma simples e segura, através da introdução de um código SMS pessoal e intransmissível. Um processo sem papel, totalmente certificado:
Caso não receba o código SMS (Passo 2), deverá selecionar a opção “não recebeu um código?”. Caso continue sem receber o código, agradecemos que contacte para a Linha Cliente Universo 308 811 418.
Pode sempre optar por assinar e enviar os documentos digitalmente mais tarde. Para tal, basta aceder à área “Estado do Pedido”.
Com o Decreto-Lei nº 222/2009, os clientes têm liberdade para escolher o seguro de vida para crédito à habitação mais vantajoso e podem mudar de Segurador no decorrer da vigência do contrato. O Universo apoia esta transferência para que ocorra de forma simples.
Além de garantir a cobertura do risco de morte e invalidez, em consequência de acidente ou doença, garantindo a Cobertura de ITP (Invalidez Total e Permanente) até aos 67 anos, possibilita também a atualização automática anual de capitais, sem exames médicos ou um número muito reduzido em casos específicos, uma rápida análise e a possibilidade de permanência até aos 85 anos. Todas estas vantagens a um preço extremamente competitivo.
O seguro de vida crédito habitação com Invalidez Total e Permanente irá protegê-lo uma situação de invalidez originada por doença ou acidente, cujas consequências resultaram num grau de invalidez igual ou superior a 60%, desde que seja irreversível e impossibilite de realizar a sua profissão ou qualquer outra para a qual esteja habilitada.
O seguro de vida crédito habitação com Invalidez Absoluta e Definitiva irá protegê-lo uma situação de invalidez originada por uma doença ou acidente, cujas consequências obrigam a pessoa segura a depender de uma terceira pessoa para o cumprimento das necessidades básicas da vida diária.
Sim. Em caso de morte, a diferença entre o valor em dívida e o capital seguro irá reverter para esses beneficiários. Se não houver uma definição dos beneficiários, a quantia será recebida pelos herdeiros legais.
Deve comunicar ao Segurador para anulação do contrato de seguro pois deixa de existir capital em dívida.
O contrato de seguro deve acompanhar a duração do empréstimo, não podendo ultrapassar os 85 anos da pessoa Segura.
Basta preencher o nosso simulador, e se ficar interessado, receberá rapidamente uma chamada para esclarecer todas as suas dúvidas e subscrever o mesmo.
A cobrança do prémio é feita mensalmente por débito direto, sendo o prémio mensal de 5,00€ (ou 7,50€, na opção Casa Star).
Destina-se a proprietários e inquilinos que queiram proteger o recheio da sua habitação permanente, com tipologia máxima de 12 assoalhadas ou 600 m2 de área bruta e construção posterior a 1960, em material incombustível.
Proteção do recheio da sua casa relativamente a eventos inesperados, que podem gerar prejuízos avultados.Acesso ao Serviço de Assistência à Casa, mesmo quando não há sinistro, garantindo uma rede de assistência, durante 24h/dia.Sem complicações nem inventariação do recheio: sem período de carência e sem necessidade de detalhe do recheio.
Danos Graves: proteção de danos causados por tempestades, inundações, incêndios, entre outros, até um limite de 25.000€ (ou até 50.000€, na opção Casa Star).Riscos Elétricos: protege os seus eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos ou informáticos de descargas elétricas, até 2.500€ (ou até 5.000€, na opção Casa Star).Equipamento Eletrónico: protege os seus telemóveis, computadores, portáteis e outros equipamentos de pequeno porte, de imperícia e mau manuseamento, até 2.500€. (ou até 5.000€, na opção Casa Star)Furto ou Roubo: os seus bens estão protegidos até ao valor do Capital Seguro, e ainda jóias e objetos preciosos (por exemplo, colares, relógios, faqueiros de prata) até 2.500€ (ou até 5.000€, na opção Casa Star), e objetos de valor (por exemplo, obras de arte, equipamentos de som e imagem, antiguidades) até 5.000€ (ou até 10.000€, na opção Casa Star).Apoio ao Sinistro: em caso de sinistro, dispõe de serviços de assistência técnica, despesas com alojamento e transporte de objetos, entre outros. O seguro protege-o também nos restantes riscos cobertos pela generalidade dos seguros de recheio. Consulte as Condições Especiais, para conhecer os detalhes das coberturas.
É um serviço que lhe permite aceder a uma rede de prestadores de serviços de apoio à casa (por exemplo, para pequenas reparações ou serviços de mudanças), apoio à família (por exemplo, entrega de medicamentos ao domicílio ou envio de babysitter), ou a animais domésticos (por exemplo, envio de veterinário ao domicílio), entre outros.
O Seguro é comercializado pela Generali Seguro, S.A.
Consulte as exclusões aplicáveis ao seu Seguro Proteção Casa nas Condições Especiais e na Cláusula 3ª das Condições Gerais da sua apólice.
Deverá enviar, através do formulário de contacto em universo.pt, uma breve descrição do sinistro ocorrido, com indicação dos dados da apólice, num prazo até 8 dias a contar da data de ocorrência ou do dia em que tenha tido conhecimento da mesma. Será aplicada uma franquia de 100€ por ocorrência. Para mais informações, consulte as cláusulas 21.ª e 22.ª das Condições Gerais da sua apólice.
Para cancelar o seu seguro, contacte a linha Universo, através do 308 811 418.
Em caso de despesas com cirurgia, em consequência de acidente ou doença, tem direito a 250€ por intervenção, até um total de 500€ por ano. Nestes casos, é aplicada uma franquia de 10%, num mínimo de 50€.
O Seguro Meu Pet destina-se a clientes que querem proteger os seus animais de companhia (cães ou gatos), com um acompanhamento veterinário de qualidade, e ter descontos nos gastos do dia a dia.
Acesso à maior rede de cuidados veterinários do paísPreços convencionados mais baixos em atos veterinários, alimentação, vacinas, exames ou medicamentos Apoio até 10.000€, a título de responsabilidade civil extracontratual por danos, decorrentes de lesões corporais e/ou materiais causados a terceiros pelo seu animal de companhia Serviço de Assistência disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano Descontos em serviços de bem-estar e lazer, como banhos e tosquias ou petsittingSem agravamento de preço devido a idade ou raça Preço fixo durante todo o contrato Sem período de fidelização
Consulta de Horário normal: 12,50€Consulta de Urgência: 42,00€ Consulta ao Domicílio: 32,00€Vacina da Raiva: 19,00€ Exames auxiliares de diagnóstico: Até 70% do valor total do exame Preço dos restantes atos médicos disponível através do 210 443 637 ou consultando a sua área de cliente em: https://meupet.animadomus.pt *Valores de referência. Poderão variar conforme o prestador.
A cobrança do prémio é feita mensalmente, por débito direto, sendo o prémio mensal de 7,99€.
Pode começar a usar os serviços veterinários desde o primeiro dia, sem qualquer limite de utilização do seguro. Não existe idade máxima de permanência.
O Seguro Meu Pet Star+ destina-se a clientes que querem proteger os seus animais de companhia companhia (cães ou gatos), com um acompanhamento veterinário de qualidade, e ter descontos nos gastos do dia a dia.
Acesso à maior rede de cuidados veterinários do paísPreços convencionados mais baixos em atos veterinários, alimentação, vacinas, exames ou medicamentos Cobertura dos custos do plano obrigatório de vacinação (1 vacina anual) Reembolso de despesas até ao limite fixado para cirurgias por acidente ou doença inesperada Apoio até 50.000€ a título de responsabilidade civil extracontratual por danos, decorrentes de lesões corporais e/ou materiais, causados a terceiros pelo seu animal de companhia Serviço de Assistência disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano Descontos em serviços de bem-estar e lazer, como banhos e tosquias ou petsittingSem agravamento de preço devido a idade ou raça Preço fixo durante todo o contrato Sem período de fidelização
O Seguro Meu Pet Star destina-se a clientes que querem proteger os seus animais de companhia (cães e gatos), com um acompanhamento veterinário de qualidade, e ter descontos nos gastos do dia a dia.
Vacina anual: Grátis, conforme plano de vacinação Consulta de Horário normal: 12,50€Consulta de Urgência: 42,00€ Consulta ao Domicílio: 32,00€ Exames auxiliares de diagnóstico: Até 70% do valor total do exame Preço dos restantes atos médicos disponível através do 210 443 637 ou consultando a sua área de cliente em: https://meupet.animadomus.pt *Valores de referência. Poderão variar conforme o prestador.
Consulta de Horário normal: 12,50€Consulta de Urgência: 42,00€ Consulta ao Domicílio: 32,00€Vacina da Raiva: 19,00€ Exames auxiliares de diagnóstico: Até 70% do valor total do exame Preço dos restantes atos médicos disponível através do 210 443 637 ou consultando a sua área de cliente em: https://meupet.animadomus.pt *Valores de referência. Poderá variar conforme o prestador.
Em caso de despesas com cirurgia, em consequência de acidente ou doença, tem direito a 250€ por intervenção, até um total de 500€ por ano. Nestes casos, é aplicada uma franquia de 10%, num mínimo de 50€.
O Seguro Meu Pet é comercializado pela RNA Seguros, S.A., e acede à rede de prestadores da Animadomus.
Basta apresentar o cartão físico que recebeu pelo correio junto do prestador, assim como o seu respetivo cartão de identificação, sem necessidade de pré-autorização.
Pode utilizar o seu seguro na rede de prestadores Animadomus. A Rede Animadomus é composta por mais de 375 prestadores de serviços veterinários, desde clínicas, consultórios ou hospitais veterinários, até prestadores exclusivamente de bem-estar (banhos e tosquias, hotéis, treinos, petsitting). Poderá consultar os prestadores disponíveis em www.universo.pt ou ligando para 210 443 637.
É possível cancelar o seu Seguro Meu Pet contactando a linha Universo.
É possível cancelar o seu Seguro Meu Pet Star contactando a linha Universo.
O Seguro Meu Pet Star é comercializado pela RNA Seguros, S.A. e acede à rede de prestadores da Animadomus.
Basta apresentar o cartão físico que recebeu pelo correio junto do prestador, assim como o seu respetivo cartão de identificação, sem necessidade de pré-autorização. Caso tenha de recorrer a um prestador fora da rede, por indisponibilidade num raio de 30km, o reembolso do valor devido carece de aprovação da seguradora.
Pode começar a usar os serviços veterinários desde o primeiro dia, sem qualquer limite de utilização do seguro. A vacinação anual pode ser utilizada 90 após adesão. A cobertura de despesas de cirurgia por acidente ou doença pode ser utilizada 30 dias após a subscrição, em caso de acidente, ou 90 dias, em caso de doença. Se tiver aderido até aos 3 anos de idade do seu animal de estimação, não existe idade máxima de permanência. Caso a adesão tenha sido feita após os 3 anos de idade, apenas poderá manter a cobertura de despesas de cirurgia até aos 8 anos de vida do seu patudo, mantendo-se todas as restantes coberturas ativas.
A cobrança do prémio é feita mensalmente, por débito direto, sendo o prémio mensal de 13,98€.
Pode utilizar o seu seguro na rede de prestadores Animadomus. A Rede Animadomus é composta por mais de 375 prestadores de serviços veterinários, desde clínicas, consultórios ou hospitais veterinários, até prestadores exclusivamente de bem-estar (banhos e tosquias, hotéis, treinos, petsitting). Poderá consultar os prestadores disponíveis em www.universo.pt ou ligando para 210 443 637. Em caso de necessidade de cirurgia por acidente ou doença subida, caso não exista um prestador num raio de 30km, poderá utilizar um serviço fora da rede, sob aprovação da seguradora.
É possível cancelar o seu Seguro Meu Pet Star+ contactando a linha Universo.
Basta apresentar o cartão físico que recebeu pelo correio junto do prestador, assim como o seu respetivo cartão de identificação, sem necessidade de pré-autorização. Caso tenha de recorrer a um prestador fora da rede, por indisponibilidade num raio de 30km, o reembolso do valor devido carece de aprovação da seguradora.
Pode começar a usar os serviços veterinários desde o primeiro dia, sem qualquer limite de utilização do seguro. A cobertura de despesas de cirurgia por acidente ou doença pode ser utilizada 30 das após a subscrição, em caso de acidente, ou 90 dias, em caso de doença. Se tiver aderido até aos 3 anos de idade do seu animal de estimação, não existe idade máxima de permanência. Caso a adesão tenha sido feita após os 3 anos de idade, apenas poderá manter a cobertura de despesas de cirurgia até aos 8 anos de vida do seu patudo, mantendo-se todas as restantes coberturas ativas.
A cobrança do prémio é feita mensalmente, por débito direto, sendo o prémio mensal de 11,99€.
Pode utilizar o seu seguro na rede de prestadores Animadomus. A Rede Animadomus é composta por mais de 375 prestadores de serviços veterinários, desde clínicas, consultórios ou hospitais veterinários, até prestadores exclusivamente de bem-estar (banhos e tosquias, hotéis, treinos, petsitting). Poderá consultar os prestadores disponíveis em www.universo.pt ou ligando para 210 443 637. Em caso de necessidade de cirurgia por acidente ou doença subida, caso não exista um prestador num raio de 30km, poderá utilizar um serviço fora da rede, sob aprovação da seguradora.
Acesso à maior rede de cuidados veterinários do país
Preços convencionados mais baixos em atos veterinários, alimentação, vacinas, exames ou medicamentos
Reembolso de despesas até ao limite fixado para cirurgias por acidente ou doença inesperada
Apoio até 50.000€, a título de responsabilidade civil extracontratual por danos, decorrentes de lesões corporais e/ou materiais, causados a terceiros pelo seu animal de companhia
Serviço de Assistência disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano
Descontos em serviços de bem-estar e lazer, como banhos e tosquias ou petsitting
Sem agravamento de preço devido a idade ou raça
Preço fixo durante todo o contrato
Sem período de fidelização
O Universo coloca à sua disposição várias opções de seguros para que possa proteger aquilo que é mais importante para si e para a sua família. A adesão é simples e fácil e poderá contar com múltiplas coberturas em cada solução. É tudo aquilo que precisa para manter o seu Universo seguro!
O Universo coloca à sua disposição várias soluções infinitamente simples para ter o seu Universo sempre seguro! Pode contar com soluções para garantir a proteção do recheio de sua casa (Proteção Casa), a sua proteção e da sua família (Proteção Família), assegurar o seu orçamento familiar (Proteção Ordenado), e ainda garantir a sua estabilidade financeira num momento de perda de rendimentos (Proteção Saldo Cartão).
As coberturas incluídas nos vários Seguros Universo são:
Aceda aqui para mais informações sobre cada seguro.
Na página Preçário e Informação Legal poderá consultar toda a documentação de cada um dos Seguros Universo.
Nos seguintes links, poderá também consultar as Condições Gerais e Especiais e Informação Pré-Contratual de cada um dos Seguros:
Poderá aderir aos Seguros Universo através da Linha Universo 308 811 418, selecionando a opção 4 – seguros. Custo de chamada para rede fixa nacional. Agora também já pode aderir ao seguro Proteção Casa através da App Universo – na área “Usar”.
Poderá cancelar o seu Seguro Universo entrando em contacto connosco através da Linha Universo 308 811 418 e selecionando a opção 4 – seguros.
Para participar um sinistro, poderá preencher o formulário de contacto aqui, indicando uma breve descrição do sinistro ocorrido, bem como os dados da apólice. Em alternativa, poderá contactar-nos através da Linha Universo 308 811 418, selecionando a opção 4 – seguros.
Para mais informações consulte as Condições Gerais da sua Apólice.
É possível cancelar o seu Seguro de Saúde contactando a linha Universo.
Pagamento de despesas de hospitalização motivada por doença ou acidente e de despesas decorrentes de atos cirúrgicosAcesso a uma rede de cuidados de saúde complementar ao serviço nacional de saúde com custos controladosAcesso aos principais hospitais e grupos de saúde privadosConsultas de medicina geral e especialidade a preço fixoDescontos em exames complementares de diagnosticoAcesso a descontos num conjunto de serviços complementares na área da saúdePossibilidade de requisitar médico ao domicílio e profissional de enfermagemAtendimento médico online e telefónico disponível 24h/dia, 365 dias/anoPreço fixo durante todo o contratoSem período de fidelização
A cobrança do prémio é feita mensalmente por débito direto, sendo o prémio mensal de 19,99€ por pessoa e mês. Os dependentes com menos de 25 anos têm um desconto de 20%.
Hospitalização e atos cirúrgicos: 500€ por sinistroConsultas medicina geral e especialidade: 20€Exames médicos: até 40% de descontoParto normal e cesariana: até 20% de descontoCheck-up anual: 35€Médico ao domicílio: 15€Envio de profissional de enfermagem: 10€Médico online: 4 consultas gratuitas por anuidade. Após 4ª consulta: 10€2ª opinião médica nacional: 1 consulta gratuita por anuidade para doenças gravesAconselhamento médico telefónico: Custo de chamada para rede fixa nacionalRede Farmácias: Descontos até 10% em medicamento e descontos até 15% noutros produtosRede Óticas: Descontos até 40% na compra de óculos graduados e lentes de contactoRede Bem-estar: Descontos até 40% em nutrição, fisioterapia, psicologia entre outros
Hospitalização e atos cirúrgicos: Até 10 000€
A Rede Médica é composta por mais de 33 000 prestadores de serviços, desde Médicos, Hospitais, Clínicas, Laboratórios de Análises, Farmácias e Óticas, entre outros. Poderá consultar os prestadores disponíveis em universo.pt ou ligando para 210 419 219.
Poderá solicitar o médico ao domicílio ou teleconsulta online através da linha de apoio 210 419 219, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. Terá de suportar apenas um custo de 15€ que deverá ser pago diretamente ao médico(a) que efetuar a consulta domiciliária. No caso de teleconsultas dispõe de 4 consultas gratuitas por anuidade.
Basta apresentar o seu cartão físico ou o número do cartão digital junto do prestador assim como o seu respetivo cartão de identificação. No caso da cobertura de hospitalização e atos cirúrgicos terá de ligar para 210 419 219 para ser acionada.
O Seguro de Saúde STAR é comercializado pela Real Vida Seguros e acede à rede de serviços da RNA Medical.
O seguro de Saúde destina-se a clientes que têm como objetivo proteger a sua saúde e aceder a descontos em serviços complementares. Podem, também, aderir ao plano a família do tomador do seguro sem qualquer limite de idade.
Subsídio diário por internamento hospitalar: 25€/dia
Poderá solicitar o médico ao domicílio ou teleconsulta online através da linha de apoio 210 419 219, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. Terá de suportar apenas um custo de 15€ que deverá ser pago diretamente ao médico(a) que efetuar a consulta domiciliária. No caso de teleconsultas dispõe de 4 consultas gratuitas por anuidade.
Pagamento de despesas de hospitalização motivada por doença ou acidente e de despesas decorrentes de atos cirúrgicosAcesso a uma rede de cuidados de saúde complementar ao serviço nacional de saúde com custos controladosAcesso aos principais hospitais e grupos de saúde privadosConsultas de medicina geral e especialidade a preço fixoDescontos em exames complementares de diagnosticoAcesso a descontos num conjunto de serviços complementares na área da saúdePossibilidade de requisitar médico ao domicílio e profissional de enfermagemAtendimento médico online e telefónico disponível 24h/dia, 365 dias/anoPreço fixo durante todo o contratoSem período de fidelização
A cobrança do prémio é feita mensalmente por débito direto, sendo o prémio mensal de 19,99€ por pessoa e mês. Os dependentes com menos de 25 anos têm um desconto de 20%.
Hospitalização e atos cirúrgicos: 500€ por sinistroConsultas medicina geral e especialidade: 20€Exames médicos: até 40% de descontoParto normal e cesariana: até 20% de descontoCheck-up anual: 35€Médico ao domicílio: 15€Envio de profissional de enfermagem: 10€Médico online: 4 consultas gratuitas por anuidade. Após 4ª consulta: 10€2ª opinião médica nacional: 1 consulta gratuita por anuidade para doenças gravesAconselhamento médico telefónico: Custo de chamada para rede fixa nacionalRede Farmácias: Descontos até 10% em medicamento e descontos até 15% noutros produtosRede Óticas: Descontos até 40% na compra de óculos graduados e lentes de contactoRede Bem-estar: Descontos até 40% em nutrição, fisioterapia, psicologia entre outros
Hospitalização e atos cirúrgicos: Até 10 000€
A Rede Médica é composta por mais de 33 000 prestadores de serviços, desde Médicos, Hospitais, Clínicas, Laboratórios de Análises, Farmácias e Óticas, entre outros. Poderá consultar os prestadores disponíveis em universo.pt ou ligando para 210 419 219.
Poderá solicitar o médico ao domicílio ou teleconsulta online através da linha de apoio 210 419 219, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. Terá de suportar apenas um custo de 15€ que deverá ser pago diretamente ao médico(a) que efetuar a consulta domiciliária. No caso de teleconsultas dispõe de 4 consultas gratuitas por anuidade.
Basta apresentar o seu cartão físico ou o número do cartão digital junto do prestador assim como o seu respetivo cartão de identificação. No caso da cobertura de hospitalização e atos cirúrgicos terá de ligar para 210 419 219 para ser acionada.
O Seguro de Saúde STAR é comercializado pela Real Vida Seguros e acede à rede de serviços da RNA Medical.
O Seguro de Saúde STAR destina-se a clientes até aos 54 anos (idade de permanência até 64 anos) que têm como objetivo proteger a sua saúde e aceder a descontos em serviços complementares. Pode, também, aderir ao plano a família do tomador.
O Seguro de Saúde STAR é comercializado pela Real Vida Seguros e acede à rede de serviços da RNA Medical.
Acesso a uma rede de cuidados dentários que complementa o seu seguro de saúdePreços convencionados nas principais clínicas dentárias74 atos médicos gratuitosInúmeros atos médicos dentários a preços convencionadosAcesso a tratamentos de medicina estética a preços convencionadosDescontos em exames de estomatologiaPreço fixo durante todo o contratoSem período de fidelização
Consulta e Destartarização: Gratuito AnualmenteExtração Dente: Gratuito AnualmentePolimento de restauração e selagens: Gratuito AnualmenteTratamento de cáries: Desde 20€Branqueamento: Desde 85€Aparelho fixo: Desde 256€Aparelho invisível: Desde 1700€Preenchimento com botox ou ácido hialurónico: Desde 80€Preço restantes atos médicos disponível ligando para 210 419 219.
Subsídio diário por internamento hospitalar: 25€/dia
Pode começar a usar os serviços médicos desde o primeiro dia sem qualquer limite de utilização do seguro. O subsídio de internamento hospitalar pode ser utilizado 180 dias depois da contratação e será pago a partir do 8º dia de internamento, estando limitado a 30 dias. Não existe idade máxima de permanência.
A Rede de Estomatologia é composta por mais de 800 prestadores de serviços, desde médicos especialistas em estomatologia, medicina dentária, cirurgia dentária, ortodontia, higiene oral ou próteses estomatológicas, clínicas, centros de diagnóstico ou outras unidades de cuidados de saúde dentários. Poderá consultar os prestadores disponíveis em universo.pt ou ligando para 210 419 219.
A cobrança do prémio é feita mensalmente por débito direto, sendo o prémio mensal de 6,99€ por pessoa e mês.
Basta apresentar o seu cartão físico ou o número do cartão digital junto do prestador assim como o seu respetivo cartão de identificação sem necessidade de pré-autorização.
O Seguro Dentista é comercializado pela Real Vida Seguros e acede à rede de serviços da RNA Medical.
É possível cancelar o seu Seguro Dentista contactando a linha Universo.
Destina-se a todos os clientes que procuram uma solução para proteção da saúde oral com preços competitivos e descontos em tratamentos de medicina dentária. Pode, também, aderir ao plano a família do tomador, sem qualquer limite de idade.
A Rede de Estomatologia é composta por mais de 800 prestadores de serviços, desde médicos especialistas em estomatologia, medicina dentária, cirurgia dentária, ortodontia, higiene oral ou próteses estomatológicas, clínicas, centros de diagnóstico ou outras unidades de cuidados de saúde dentários. Poderá consultar os prestadores disponíveis em universo.pt ou ligando para 210 419 219.
Pode começar a usar os serviços médicos desde o primeiro dia sem qualquer limite de utilização do seguro. O subsídio de internamento hospitalar pode ser utilizado 180 dias depois da contratação e será pago a partir do 8º dia de internamento, estando limitado a 30 dias. Não existe idade máxima de permanência.
Basta apresentar o seu cartão físico ou o número do cartão digital junto do prestador assim como o seu respetivo cartão de identificação sem necessidade de pré-autorização.
O Universo Poupança & Investimento oferece uma série de vantagens distintas que podem ser atraentes para os investidores:
Combinadas, estas vantagens fazem do Universo Poupança & Investimento a escolha certa para quem procura uma gestão independente, de qualidade, benefícios fiscais, custos reduzidos e uma experiência de investimento digital e sem complicações.
O Universo Poupança & Investimento é projetado para ser altamente flexível e adaptável aos seus objetivos financeiros pessoais. Aqui estão algumas características que provam esta adequação:
Portanto, o Universo Poupança & Investimento é uma escolha versátil, que pode ser personalizada para responder aos seus objetivos, independentemente de pretender economizando para uma compra importante, para a educação universitária dos seus filhos, para a sua reforma ou para concretizar qualquer outro plano pessoal.
O horizonte temporal recomendado é o período de tempo sugerido para manter o seu investimento no Universo Poupança & Investimento. Este é um dado fundamental para a gestão do risco e de um maior potencial de crescimento.
O horizonte temporal funciona como um “amortecedor” financeiro já que as alterações nos mercados financeiros podem impactar o valor do seu investimento, resultando em ganhos ou perdas temporárias. Quanto mais longo for o seu horizonte temporal, mais tempo terá para superar as flutuações dos mercados e permitir que o seu investimento recupere, minimizando o risco de perdas permanentes. Esta é uma estratégia que considera a teoria financeira, que sugere que os investimentos têm maior probabilidade de voltar a crescer a longo prazo, mesmo após quedas temporárias.
A gestão do Universo Poupança & Investimento é profissional e experiente. O seu investimento é gerido por especialistas da MAPFRE Asset Management, que monitorizam os mercados continuamente, em busca de oportunidades para maximizar a rentabilidade e reduzir riscos.
Esta gestão profissional oferece tranquilidade aos investidores, pois os especialistas fazem uma avaliação constante dos ativos e podem ajustar a alocação dos mesmos, de forma a alcançarem os melhores resultados possíveis, de acordo com os objetivos traçados.
A MAPFRE é a segunda maior seguradora ibérica com mais de um século de existência. Gere mais de 40 mil milhões de ativos e recebeu em 2022 o prémio de melhor gestora de fundos de pensões atribuído pela Expansión e pela All Funds.
Ao optar pelo Universo Poupança & Investimento em vez de manter o seu dinheiro numa conta de poupança tradicional, pode esperar um retorno potencial sobre os seus investimentos mais elevado. Isto porque o Universo Poupança & Investimento oferece a oportunidade de investir numa carteira diversificada de ativos, incluindo ações, obrigações e outros instrumentos financeiros.
Pelo contrário, as contas de poupança tradicionais oferecem geralmente taxas de juros fixas e mais reduzidas, que podem não acompanhar a inflação e podem, portanto, resultar num crescimento mais lento do seu capital a longo prazo. Além disso, o Universo Poupança & Investimento proporciona vantagens fiscais, como uma taxa de IRS reduzida sobre os ganhos de capital, o que salvaguardará uma parte maior dos seus lucros.
Portanto, ao escolher o Universo Poupança & Investimento, terá uma maior oportunidade de fazer crescer os seus rendimentos e de fazer o seu dinheiro trabalhar para si de forma mais eficiente, em comparação com uma conta de poupança tradicional.
Sim, o Universo Poupança & Investimento envolve risco de perda, como é comum em investimentos financeiros. Este risco é inerente ao mercado financeiro e está relacionado com as flutuações dos ativos subjacentes nas carteiras de investimento, que podem incluir ações, obrigações, liquidez e outros instrumentos financeiros, como ouro e fundo imobiliário.
É importante compreender que os investimentos em ações e obrigações podem variar em valor ao longo do tempo devido a diversos fatores, incluindo condições económicas, políticas e de mercado. No entanto, o Universo Poupança & Investimento é gerido por especialistas da MAPFRE Asset Management, que aplicam estratégias para mitigar riscos e maximizar a rentabilidade.
Além disso, o histórico das carteiras de investimento demonstra que, mesmo em situações de desvalorização temporária, os investimentos tendem a recuperar ao longo do tempo. Isto significa que, embora haja risco de perda, a paciência e a manutenção do investimento podem levar a resultados positivos a longo prazo.
Em resumo, embora o Universo Poupança & Investimento possa apresentar riscos, a gestão profissional e a diversificação das carteiras visam reduzir esses riscos e maximizar o potencial de retorno ao longo do tempo. É aconselhável que os investidores estejam cientes dos riscos associados aos mercados financeiros e estejam preparados para manter os seus investimentos a longo prazo para alcançarem os seus objetivos financeiros.
O Universo Poupança & Investimento oferece vantagens fiscais significativas aos investidores. À data, o regime fiscal para pessoas singulares permite uma redução de imposto em 20% para períodos de detenção entre 5 anos e 1 dia, e de 60% para períodos de detenção superiores a 8 anos e 1 dia. Além disso, o tomador do seguro pode aceder a uma taxa mínima sobre os rendimentos de 11,2% para residentes no continente e 8,96% para residentes nos Açores. É importante destacar que o regime fiscal não é da responsabilidade do segurador ou do mediador, não recaindo sobre eles qualquer responsabilidade. Estas vantagens fiscais tornam o Universo Poupança & Investimento uma escolha atrativa para investidores que desejam otimizar os seus rendimentos e reduzir a carga fiscal sobre os ganhos de capital.
Sim, pode pedir a alteração da sua carteira de investimentos a qualquer momento, ajustando a sua estratégia de investimento de acordo com as suas preferências ou objetivos financeiros do momento. É importante notar que a mudança da carteira selecionada não dará lugar ao pagamento de IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares) no momento das alterações. Para pedir essa alteração, basta entrar em contacto por telefone ou enviar um e-mail para universopoupanca@mapfre.pt. A nossa equipa de apoio ao cliente estará pronta para ajudar neste processo.
É possível pedir um resgate a valor de mercado a qualquer momento. Para isso, deve recorrer à área de gestão das Poupanças e Investimento na App ou no site Universo. Será necessária uma fotocópia simples do cartão de cidadão e outra do comprovativo bancário de IBAN.
Sim, é possível desistir da subscrição do Universo Poupança & Investimento ou solicitar um resgate. Aqui estão as informações essenciais:
O início do processo de liquidação do resgate ficará dependente do recebimento de toda a documentação necessária. Em situações devidamente justificadas, a MAPFRE poderá exigir documentos adicionais.
Esta flexibilidade permite que os titulares do contrato de seguro ajustem as suas decisões de acordo com as suas necessidades financeiras, seja optando por desistir do contrato dentro do período de carência inicial ou solicitando um resgate total ou parcial a qualquer momento.
Sim, é possível alterar o valor da sua poupança mensal de acordo com as suas necessidades financeiras. Para fazer essa alteração, basta aceder à sua área de gestão na App Universo ou em universo.pt. Aí, poderá definir as suas entregas mensais, de acordo com o seu orçamento ou com a evolução dos seus objetivos financeiros.