Como poupar no regresso às aulas | Dicas Universo
Voltar
Tendências

Regresso às aulas: como poupar em cinco passos

23 Agosto 2023

Ainda mal desfrutou das férias e já está a fazer contas de cabeça por causa do regresso às aulas? Siga as nossas sugestões antes de fazer compras e veja como pode poupar. 

 


O regresso às aulas é naturalmente sinónimo de despesas adicionais, obrigando a uma desafiante gestão entre as vontades de miúdos e graúdos. Mas, com tempo, planeamento e alguma paciência, é possível tornar esta tarefa mais agradável para todos. Damos-lhe cinco dicas. Tome nota:

1 – Defina um orçamento

escolar e roupa desportiva pode custar cerca de 80 euros. Para o 2º ciclo, perto de 120 euros; para o 3º ciclo, quase 180 euros e para o ensino secundário, aproximadamente 230 euros. Tendo estes dados como referência, defina um orçamento ideal e um “teto máximo”. Se, no final, ficar algures no meio, já será um bom resultado.

E porque não envolver os seus filhos nesta tarefa?

A partir dos 9 ou 10 anos, inclua os seus filhos no planeamento e na realização do orçamento para que eles comecem a aprender conceitos básicos de literacia financeira. Mais tarde, durante a adolescência, poderão ser eles a gerir o próprio orçamento, recebendo uma recompensa se conseguirem poupar algum dinheiro.

2 – Faça uma lista

Para não se precipitar e correr o risco de fazer compras desnecessárias, espere pela lista de material dada pela escola e/ou pelos professores das várias disciplinas. Depois, veja se tem em casa algum material que possa ser reutilizado. E, por fim, complete a lista com o que falta e que terá mesmo de comprar. Por exemplo, lápis ou canetas, se os do ano passado já se gastaram, ou roupa e sapatos, porque as crianças cresceram e algumas peças já não lhes servem.

 

 

3 – Aproveite os manuais escolares gratuitos

A maior despesa para os encarregados de educação passa quase sempre pelos manuais escolares. Para evitar sobrecarregar o seu orçamento, aproveite a medida do Estado, que oferece os manuais escolares a todos os alunos entre o 1º e o 12º ano nas escolas públicas e escolas particulares com contratos de associação. Para isso, tem de inscrever-se na plataforma Mega, onde lhe serão atribuídos vouchers, que poderá trocar pelos manuais, através das livrarias aderentes. Outros livros, reutilizados, serão entretanto entregues pelas respetivas escolas. Atenção que estes poderão ter algumas notas escritas pelos alunos que usaram os livros no(s) ano(s) anterior(es), mas esta é uma ótima oportunidade para poupar e ensinar aos seus filhos a importância de evitar o desperdício e assim ajudar o meio ambiente.

4 – Faça compras inteligentes

Opte por produtos resistentes e neutros para que possam ser utilizados mais vezes. É verdade que as crianças pedem sempre a mochila e os cadernos das suas personagens favoritas, mas tente negociar e deixe que os seus filhos escolham um ou dois produtos, ficando os restantes ao seu critério. Se os seus filhos forem pequenos, experimente ainda decorar o material escolar com desenhos feitos em conjunto ou autocolantes. De qualquer forma, sempre que possível, evite fazer as compras com crianças pequenas, pois terá mais dificuldades em resistir aos pedidos das mesmas.

5 – Use o cartão de crédito de forma inteligente

O cartão de crédito pode ser um aliado neste regresso às aulas desde que seja utilizado de forma criteriosa. Alguns cartões, como é o caso do Universo, têm vários benefícios associados. Nesta altura de regresso às aulas pode usufruir de uma campanha de pagamento em 3 vezes sem juros em várias lojas associadas, como é o caso do Continente e Note (onde pode comprar o material escolar necessário), da Worten (para os equipamentos eletrónicos) e da Zippy (onde poderá encontrar roupa, calçado, equipamento desportivo, etc.). Aproveite já para fazer todas as compras necessárias e entrar no novo ano letivo com uma carga mais leve.

 


Partilhe este link

Mais Dicas Universo


Sabe qual é a sua Taxa de Esforço?

Já ouviu falar de Taxa de Esforço? Vamos explicar-lhe tudo a seguir.
Ver Mais

O que fazer para atingir a liberdade financeira?

O que fazer para atingir a liberdade financeira? Saiba tudo sobre o FIRE
Ver Mais

Quer um orçamento mais sustentável?

Comprar sem pôr em causa a sustentabilidade ambiental e a da sua carteira é possível.
Ver Mais