Onde jantar em Lisboa? | Dicas Universo
Voltar
Tendências

Jantar fora em Lisboa ou Porto? Estes são os espaços a descobrir

03 Agosto 2023
“Comida divinal, espaços deslumbrantes, conceitos originais e experiências inesquecíveis. ”
“O resultado é um mergulho inesperado num universo fantástico e ao qual apetece voltar vezes sem conta.”

Para que não se perca entre os muitos espaços que vão abrindo portas em Lisboa e no Porto, partilhamos o top 5 dos restaurantes que tem mesmo de conhecer em cada uma destas cidades.

 

Comida divinal, espaços deslumbrantes, conceitos originais e experiências inesquecíveis. Se é isto que procura de cada vez que sai para jantar fora, tem de experimentar os restaurantes que temos para lhe apresentar, localizados em Lisboa e no Porto.

Para tornar a experiência ainda mais agradável, leve consigo o seu Cartão Universo, que lhe oferece descontos em todos os pagamentos.

Agora que tem tudo o que precisa, está na hora de ir para a mesa!


Top 5 restaurantes em Lisboa

 

Antiga Camponesa

Situado perto do Miradouro de Santa Catarina, no espaço onde antes funcionava a Camponesa, temos agora este destino obrigatório para quem procura comida típica portuguesa arejada, contemporânea, e confecionada com absoluto respeito pelas estações do ano. O chef é André Magalhães, que conta com vários sucessos no currículo, nomeadamente, a Taberna da Rua das Flores, localizada ali muito perto. As receitas antigas, que fazem jus à cozinha portuguesa e à Camponesa que ali morava antes, são o norte e o sul deste restaurante, e é por elas, para as provar todas, que aqui se regressa sempre.

Contactos: Rua Marechal Saldanha, 25, Lisboa | 21 347 15 15

 

31 d’Armada

Simples e sofisticado, o 31 d’Armada propõe um elegante mergulho na cozinha portuguesa contemporânea, o que o torna um dos lugares obrigatórios na capital para almoçar, jantar ou apenas petiscar. O espaço integra duas salas com belíssimos apontamentos Art Déco, e, no exterior, encontramos uma das mais bonitas esplanadas lisboetas, que se apresenta encimada por uma fotogénica buganvília. Além da deliciosa ementa, é ainda possível provar os cocktails de autor, ideais para degustar num fim de tarde na companhia de amigos.

Contactos: Largo da Armada 31, Lisboa | 93 600 02 44

 

Café de São Bento

É um clássico da gastronomia lisboeta, devido ao famoso bife que serve até horas tardias e que delicia meio mundo desde 1982, ano em que abriu portas. Situado bem perto da Assembleia da República, é um espaço mítico da cidade e que se mantém inalterado, o que lhe dá um caráter único e admirável. Falando do que interessa, o bife é servido de três maneiras: à portuguesa, grelhado ou (o célebre) à São Bento, este inspirado na receita dos antigos Cafés Marrare, ou seja, apresenta um corte alto e é servido imerso num molho de natas, ideal para molhar as batatas fritas caseiras.

Contactos: Rua de São Bento, 212, Lisboa | 91 365 83 43

 

Gunpowder

A abertura em Lisboa é a primeira experiência que o Gunpowder faz fora do seu território original, o Reino Unido, onde é considerado um dos mais famosos restaurantes de comida indiana. Agora mais perto de nós, no Chiado, propõe uma criativa e explosiva combinação de sabores, misturando peixes, mariscos e carnes nacionais com especiarias e molhos indianos. O resultado é uma experiência gastronómica sem precedentes, como os próprios responsáveis assumem. Desde que foi criado, em Londres, em 2015, que mantém a distinção Bib Gourmand no Guia Michelin.

Contactos: Rua Nova da Trindade, 13-A, Lisboa | 21 822 74 70

 

Las Dos Manos

Localizado mesmo ao pé do Miradouro de São Pedro de Alcântara, próximo do Príncipe Real, o Las Dos Manos é o mais recente restaurante do chef Kiko Martins e o convite que nos faz é que nos deixemos levar numa viagem inusitada de sabores, em que a gastronomia mexicana se funde com as técnicas e os produtos da culinária japonesa. O resultado é um mergulho inesperado num universo fantástico e ao qual apetece voltar vezes sem conta.

Contactos: Rua de São Pedro de Alcântara, 59, Lisboa | 21 589 72 69

 

 

Top 5 restaurantes no Porto

 

Cantina 32

Localizada na pulsante Rua das Flores, uma das mais animadas da Cidade Invicta, a Cantina 32 conta com a mestria do chef Luís Américo, que embora respeitando ingredientes e épocas do ano, serve pratos inovadores, criativos e repletos de sabor. Ocupando uma antiga fábrica de perfumes, o espaço é cosmopolita e a decoração merece olhares demorados, constituindo a atmosfera perfeita para um jantar com amigos.

Contactos: Rua das Flores, 32, Porto | 22 203 90 69

 

Brasão Aliados

Seja qual for o Brasão que escolher para o repasto (há vários espaços do grupo na zona do Porto), a garantia de qualidade e sabor está sempre presente. A comida é boa e tradicional, e nas cartas não faltam petiscos, bifes e, claro, a francesinha para os audazes. Há ainda menus de grupo, muito bem-vindos para os praticantes dessa arte de reunir amigos e festejar por tudo e por nada.

Contactos: Rua Ramalho Ortigão, 28, Porto | 93 415 86 72

 

Oficina

Instalado numa antiga garagem de restauro de automóveis, numa zona do Porto dedicada por excelência à arte, o Oficina é muito mais do que um restaurante, é um projeto cultural e gastronómico, que merece a visita pela originalidade, pela ambiência e pela ousadia. O chef que assume a responsabilidade de abraçar a dimensão artística do projeto e fazê-la sobressair em cada prato é Marco Gomes, nome só por si suficiente para chamar quem se interessa por experiências gastronómicas inesquecíveis.

Contactos: Rua Miguel Bombarda, 273-282, Porto | 93 671 23 84

 

Escama

Não, o nome não engana. O Escama é um restaurante especializado em alimentos do mar e a proposta é a de uma cozinha de autor, sofisticada, curiosa e experimental, regada com uma carta de vinhos única e sem mácula. O chef Rafael Gomes é o timoneiro à frente deste barco, que conduz com precisão numa viagem de sabores intensos e refrescantes, e que apetece repetir, haja ou não ondulação.

Contactos: Rua Mouzinho da Silveira, 203, Porto | 91 359 55 51

 

Seiva

Batizado em homenagem ao pai e avô do chef David Jesus, resineiros de profissão, o Seiva é um restaurante vegetariano que pratica cozinha do mundo, plena de criatividade e atitude, embora sem qualquer traço de pretensão. Da ementa consta um menu de degustação (oito momentos, com ou sem harmonização de vinhos), e diversas opções para toda a gente, mesmo para os que não são tão vegetarianos assim.

Contactos: Rua Sarmento Pimentel, 63, Leça da Palmeira, Porto | 91 054 67 56

 

Se costuma ser daquelas pessoas que se queixa de falta de inspiração para propor o nome do próximo restaurante a visitar com amigos ou familiares, essa angústia agora acabou. Com esta lista na mão, ideias não lhe vão faltar para as próximas refeições fora. Tenha o seu Cartão Universo sempre consigo e poupe na hora de pagar a conta.

 

Bom apetite!


Partilhe este link

Mais Dicas Universo


Sabe qual é a sua Taxa de Esforço?

Já ouviu falar de Taxa de Esforço? Vamos explicar-lhe tudo a seguir.
Ver Mais

O que fazer para atingir a liberdade financeira?

O que fazer para atingir a liberdade financeira? Saiba tudo sobre o FIRE
Ver Mais

Quer um orçamento mais sustentável?

Comprar sem pôr em causa a sustentabilidade ambiental e a da sua carteira é possível.
Ver Mais