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Segurança e Prevenção
de Fraude

Os 10 mandamentos para se proteger online

Ninguém está livre de ser alvo de uma fraude online, mas há medidas simples que aumentam a segurança e fazem toda a diferença.

Estes são os dez passos que deve seguir para se proteger no digital:

1. Crie passwords difíceis e não forneça a ninguém os dados de login

Opte por criar passwords complexas e difíceis de adivinhar por terceiros. É o caso, por exemplo, das que contêm, pelo menos, 12 caracteres, incluindo letras minúsculas, maiúsculas, números e caracteres especiais. E depois, claro, não as forneça a ninguém e memorize-as ou guarde-as em lugar seguro;

O seu login e password de acesso aos serviços bancários online, assim como o número do cartão, a data de validade e o CVV ou CVC2 são sensíveis e nunca devem ser partilhados com terceiros. Tenha em conta ,também, que o Universo e restantes entidades bancárias nunca pedem esta informação aos seus clientes, muito menos por telefone, e-mail ou mensagem.

2. Privilegie a utilização da App Universo para todas as operações

Sempre que queira fazer alguma operação ou consultar a sua conta, aceda à mesma através da App Universo.

3. Não abra links suspeitos ou desconhecidos

O envio de email e mensagens com pedidos aos utilizadores para clicarem em links é uma das práticas correntes por parte dos cibercriminosos. Estes emails e mensagens simulam um remetente (marcas e outras entidades) conhecido do utilizador. É preciso estar particularmente atento a emails ou mensagens, muitas vezes escritos num português incorreto, e nunca abrir links ou fazer downloads que lhe pareçam suspeitos/duvidosos.

4. Confirme que está na página original das marcas

Uma das formas de enganar os utilizadores é através da criação de cópias muito idênticas dos sites das verdadeiras das marcas. Para ter a certeza de que está na página certa, digite o endereço completo, verifique se começa por “https://” e se aparece um pequeno cadeado fechado no canto esquerdo da barra de endereços (indicam que se trata de um site seguro) e só depois avance.
No caso do Universo, deve confirmar que está no site https://universo.pt

5. Não partilhe códigos PIN e códigos de autenticação com ninguém

Nunca partilhe ou insira em sites o seu PIN ou códigos de autenticação (código de segurança único, de 6 dígitos, enviado por SMS), caso não tenha iniciado a operação que estes códigos permitem validar.

6. Consulte os movimentos da sua conta com regularidade

Consulte os seus movimentos com regularidade e esteja atento a débitos que não reconhece. Em caso de dúvida, entre de imediato em contacto com o Universo.

7. Não utilize Wi-Fi público para aceder à conta bancária ou fazer transações

Através das redes públicas de Wi-Fi é possível que os cibercriminosos acedam a informações sensíveis, pelo que não é aconselhável recorrer a estas redes para fazer qualquer tipo de transação online que envolva dados bancários ou outras informações confidenciais. Em locais públicos, evite executar operações que envolvam o acesso a informação confidencial.

8. Encerre sempre a sua sessão na Área de Cliente/Homebanking

Nunca deixe a sua sessão aberta, para evitar que alguém aceda indevidamente à sua conta. Clique em Sair ou faça Logout nas plataformas de homebanking quando termina cada utilização. No Universo deve sempre terminar sessão na Área de Cliente Universo Online e na App Universo.

9. Em compras online, opte por criar cartões virtuais para fazer os seus pagamentos

Ao criar um cartão virtual evita a introdução dos dados (nº CVC) do seu cartão físico nos sites de compras, o que garante uma maior segurança.

10. Mantenha o sistema operativo e o antivírus dos seus dispositivos atualizados

Certifique-se de que está a usar as versões mais recentes do sistema operativo e antivírus do seu computador, tablet ou telemóvel, as quais eliminam ou corrigem possíveis falhas de segurança.

Informação adicional sobre cuidados a ter para prevenir fraudes online publicada pelo Banco de Portugal.

Como prevenimos e cambatemos a Fraude

Dispomos de uma diversidade de medidas de segurança e prevenção de fraude, alinhadas com as melhores práticas nacionais e internacionais, de modo a garantir a utilização segura do seu cartão e a proteger a sua informação. Concretamente: controlos tecnológicos, medidas organizacionais, técnicas, físicas e procedimentais para a proteção da informação, impedindo a sua utilização indevida, o acesso e divulgação não autorizada, a sua perda, a sua alteração indevida ou inadvertida ou a sua destruição não autorizada. Entre outras, destacamos as seguintes medidas de segurança de informação e prevenção de fraude:

1. Segurança nos pagamentos online

Autenticação Forte

Cartões Virtuais

Regras de Alerta e/ou Inibição

2. Sistema de Prevenção e Deteção de Fraude

Dispomos de uma diversidade de medidas de segurança e prevenção de fraude, alinhadas com as melhores práticas nacionais e internacionais, de modo a garantir a utilização segura do seu cartão e a proteger a sua informação. Concretamente: controlos tecnológicos, medidas organizacionais, técnicas, físicas e procedimentais para a proteção da informação, impedindo a sua utilização indevida, o acesso e divulgação não autorizada, a sua perda, a sua alteração indevida ou inadvertida ou a sua destruição não autorizada. Entre outras, destacamos as seguintes medidas de segurança de informação e prevenção de fraude:

3. Segurança nos Sistemas de Informação

  • Utilização de soluções técnicas de armazenamento e transferência de informação de forma segura;
  • Proteção dos sistemas de informação através de dispositivos que impeçam o acesso não autorizado;
  • Monitorização de Sistemas de Informação com o objetivo de prevenir, detetar e impedir o uso indevido da informação;
  • Utilização de mecanismos que garantem a salvaguarda da integridade e da qualidade dos dados;
  • Adoção de medidas que asseguram que os dados são protegidos contra destruição ou perda acidental;
  • Existência de redundância de equipamentos de armazenamento, processamento e comunicação de informação, para evitar perda de disponibilidade;
  • Controlo de acesso físico aos locais onde são processados os dados;

4. Certificados Digitais SSL

Utilização de certificados digitais para proteção do site Universo, que pode ser verificado aqui. Deste modo, as comunicações com o site Universo encontram-se protegidas quando recorrendo à utilização de protocolos seguros indicados pelo URL de encriptação que começa por “https://”.

O que fazer no caso de tentativa de Fraude

Caso detete alguma situação suspeita deverá contactar de imediato os nossos serviços, utilizando os seguintes meios:

(+351) 800 100 011

Chamada gratuita se efetuada através de um telemóvel ou rede fixa fora do país de origem

universo.pt

acedendo ao formulário de contacto

App Universo

acedendo à página “contacte-nos”

O ABC do Cibercrime

Há um aumento dos casos de fraude utilizando técnicas de cibercrime cada vez mais sofisticadas que têm como objetivo obter, de forma ilícita, dados pessoais ou informação que possibilita a realização de transações. Fique a conhecer em baixo algumas destas técnicas e esteja atento.

1. Engenharia Social

A engenharia social, no contexto de segurança da informação, refere-se à manipulação psicológica que pretende enganar e manipular pessoas, levando-as a executar determinadas ações ou a divulgar informações pessoais. Esta técnica permite, por exemplo, aceder de forma indevida a contas bancárias, nos canais digitais e/ou realizar transações fraudulentas.

Vishing - Chamadas fraudulentas

Vishing (Voice Phishing) é a prática criminosa que assume a forma de chamadas telefónicas com o objetivo de obter dados pessoais ou realizar transações em seu nome, fazendo-se, por exemplo, passar por agentes da Área de Apoio ao Cliente ou da equipa de fraude de uma marca.

Phishing - E-mails fraudulentos

Phishing é uma prática de fraude que consiste no envio de mensagens de correio eletrónico (e-mails) aparentemente fiáveis, na maioria dos casos, pedindo o envio de dados pessoais ou credenciais de acesso, a pretexto de atualização de dados, alertas de segurança, oferta de benefícios comerciais ou prémios. Normalmente estas mensagens colocam um caráter de urgência na tomada de decisão. Estas mensagens, enviadas com fins ilegítimos, fornecem, normalmente, links para sites que não correspondem à empresa real que o cliente conhece, apesar de aparentarem a mesma imagem. Quando se clica no link, é apresentada uma página em tudo semelhante àquela a que estamos habituados, contendo um formulário para o preenchimento de dados, que, se for preenchido, os entregará a um destinatário fraudulento.

Smishing - SMS fraudulentos

Smishing (SMS Phishing) é um tipo de crime ou atividade criminosa que se refere a mensagens de texto enviadas para o telemóvel, através das quais os clientes são levados a fornecer dado s pessoais ou o a aceder a determinado site através de um link. Estas mensagens poderão ainda apresentar pedidos falsos para partilha de PIN ou códigos de autenticação (enviados para o telemóvel) e que permitirão aos criminosos aceder à sua conta e/ou efetuar operações.

2. Fraude de identidade

Refere-se a todo o tipo de roubo/uso indevido de informações pessoais e/ou imagem, para alguém se fazer passar por outra pessoa ou entidade.

3. Malware

Monitorização de Sistemas de Informação com o objetivo de prevenir, detetar e impedir o uso indevido da informação;

Spyware e Adware

O spyware é um tipo de software que recolhe e transmite informações pessoais sem a sua permissão. As informações que o spyware recolhe podem ir desde dos sites visitados, até informações mais sensíveis, tais como nomes de utilizador e palavras. O adware é outro software malicioso. Causa o aparecimento de anúncios indesejados e potencialmente perigosos no seu ecrã, a maioria dentro de um browser.

Informação adicional sobre cuidados a ter para prevenir fraudes online publicada pelo Banco de Portugal.