- Ver estado
- Fale connosco
- Ver Estado
Pedido de Crédito
Ajuda
Área de Cliente
Ter dentes bonitos é sinal de cuidados redobrados, mas muitas vezes só é possível um sorriso que impressiona com investimento em tratamentos dentários, importantes não só para a estética, mas também para promover a correta função mastigatória, muscular e articular.
As doenças bucais afetam cerca de 3,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo, atingindo em especial populações mais vulneráveis e desfavorecidas, segundo a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). A nível global, as cáries não tratadas são as mais comuns e 25% da população tem de lidar com este problema que abrange mais de dois mil milhões de pessoas. A periodontite (doença crónica que afeta gengivas e tecidos que suportam os dentes) prejudica cerca de mil milhões de pessoas. A situação é “alarmante”, considera a OMS.
A boca é uma porta de entrada para muitas bactérias e microrganismos, responsáveis por doenças não só na cavidade oral, mas também noutras partes do corpo. A dor ou falta de dentes pode levar à dificuldade de mastigar ou engolir, o que tem um impacto desfavorável na nutrição. Uma boa saúde oral contribui para a fala e autoestima. O sorriso enquadra o rosto… E quem não quer impressionar com simpatia sem esconder os dentes com a mão?
Adivinhamos o que está a pensar, que estas intervenções têm um preço elevado e que o orçamento é curto. Mas existem soluções que ajudam a tornar esta decisão mais fácil, como o Seguro Dentário Universo, que tem acordos com várias clínicas no país.
Venha, então, conhecer os principais tratamentos dentários capazes de transformar sorrisos:
Fazemos de tudo para ter dentes brancos e brilhantes. Mas nem todos os produtos usados em casa são de confiança e, por isso, deve contar com a supervisão de um dentista. Não tenha receio de fazer perguntas simples sobre os tipos de tratamento disponíveis, quais os resultados que pode esperar e quanto tempo vai provavelmente manter o efeito clareador. Pode também questionar se há algum risco envolvido, como, por exemplo, aumentar a sensibilidade dentária. O branqueamento permite clarear o tom natural dos dentes, mas não é permanente. Pode durar de alguns meses a até três anos (varia de pessoa para pessoa). Se, por exemplo, fumar, beber café, chá ou vinho tinto pode não durar tanto.
Corresponde a uma intervenção cirúrgica que corrige o tamanho e a forma das gengivas. Visa alterar o contorno gengival junto aos dentes. Este procedimento pode ser realizado em simultâneo com a gengivectomia, que tem como objetivo resolver situações relacionadas com a hipertrofia gengival (excesso ou gengiva aumentada).
O contorno dentário, ou ameloplastia, é uma técnica dentária aplicada com o objetivo de realizar pequenas alterações na forma e tamanho dos dentes, através de desgaste ou acréscimo, para conseguir um sorriso mais homogéneo. Um exemplo clássico é o arredondamento da borda incisal dos caninos (a ponta dos caninos).
Tem um espaço entre os dentes? Esta é uma das melhores opções para fazer esta correção dentária e também para solucionar defeitos na tonalidade dos dentes, má formação, lascagem ou desgaste. As facetas dentárias são finas folhas de porcelana ou compósito feitas à medida, que cobrem a parte frontal dos dentes, sem comprometer o seu aspeto natural, e têm uma missão dupla: resolver problemas funcionais e estéticos num único tratamento. Em alguns casos, as facetas dentárias são colocadas apenas nos dentes mais visíveis, os incisivos e caninos, melhorando de imediato o sorriso. São também uma boa opção para restituir a brancura dos dentes após a endodontia (vulgarmente chamada desvitalização).
Estes procedimentos têm como objetivo restaurar dentes que sofreram traumas ou cáries significativas. São igualmente utilizados para fazer ligeiras modificações nos dentes, seja na forma ou para fechar pequenos espaços.
Este procedimento é a solução para quem tem dentes em falta, o que pode acontecer devido a um acidente, por deterioração em consequência de cáries ou até devido a doença periodontal, que afeta os tecidos que envolvem e suportam os dentes.
Existem vários tipos de implantes dentários.
Um tratamento ortodôntico tem como objetivo corrigir anomalias dos dentes e ossos maxilares, obtendo grandes melhorias na saúde oral, bem como no aspeto estético. Fique a conhecer cinco sinais de que necessita de uma intervenção de um especialista nestas áreas:
Corresponde à situação em que ao fechar a boca não há contacto entre alguns dos dentes superiores e os dentes inferiores.
Verifica-se quando os dentes anteriores superiores cobrem total ou parcialmente os dentes inferiores.
Ocorre quando os dentes superiores estão atrás dos dentes inferiores.
É quando os dentes se sobrepõem uns aos outros.
Os dentes separam-se, deixando um espaço entre eles.
O aparelho invisível é uma hipótese de tratamento inovadora, eliminando a necessidade de usar os materiais habitualmente associados aos aparelhos convencionais, como brackets, arcos metálicos ou elásticos. Para quem não quer chamar a atenção, continuando a ter um sorriso discreto, esta é uma opção popular para corrigir o posicionamento dos dentes. O princípio é o mesmo dos aparelhos “convencionais”, sendo possível corrigir muitos dos problemas dentários, embora tenha limitações para fazer alguns movimentos nos dentes, como rotação, intrusão e extrusão dentária.
Este aparelho fixo elimina a necessidade de utilizar os elásticos, que são necessários nos aparelhos tradicionais e que servem para prender o arame do aparelho ao suporte de aço, os brackets. Nesta tecnologia, os elásticos são desnecessários, uma vez que os brackets têm uma espécie de “porta”, que abre e fecha e que permite prender o arame.
Este é um aparelho fixo interno, que se distingue dos anteriores pela colocação do aparelho na parte de trás dos dentes. Desta forma, o tratamento é completamente impercetível quando visto do exterior. Os brackets encontram-se unidos por um arco metálico que exerce pressão sobre os dentes para que estes se movimentem gradualmente até atingirem um alinhamento perfeito.
O denominado aparelho estético pode ser de vários tipos e assume este nome porque tem como caraterística ser menos visível, utilizando materiais transparentes ou da cor dos dentes. Pode apresentar a estrutura do aparelho tradicional, ser fixo, como também pode ter a necessidade de brackets e ser removível, mas tem como objetivo proporcionar uma aparência mais discreta durante o uso.
Este é o aparelho convencional, o mais utilizado, identificado pelo aspeto metálico. É composto por brackets fixos na parte externa de cada dente, arcos e bandas de metal. Os elásticos mantêm os componentes no lugar para causar a força necessária à deslocação dos dentes. São, por norma, mais económicos quando comparados com outras opções e a sua taxa de sucesso é elevada. Como desvantagens, assinala-se o desconforto nos primeiros dias de colocação e a necessidade uma higiene oral muito rigorosa.
Se está a pensar num tratamento ortodôntico, um seguro pode ajudar na hora de pagar as despesas. O Seguro Dentista Universo dá acesso a uma rede alargada de prestadores para cuidar da sua saúde oral, incluindo tratamentos de cáries desde 20 euros, branqueamentos desde 85 euros, aparelhos fixos desde 256 euros, ou invisíveis desde 1700 euros, para além de uma consulta e destartarização gratuita anual.