Comprar sem pôr em causa a sustentabilidade ambiental e a da sua carteira é possível. Damos-lhe algumas dicas de como o fazer.
A velha máxima “no poupar é que está o ganho” nunca esteve tão em voga. Poupar é fundamental para salvaguardar o amanhã e aqui falamos em poupar do ponto de vista económico, mas também ambiental. Caso contrário, como viveremos no futuro?
O número de consumidores com preocupações sobre sustentabilidade está a aumentar. De acordo com o estudo “Who Cares? Who Does?”, desenvolvido pela Kantar, cujo tema se centra na sustentabilidade, o segmento “Eco-actives” (isto é, os compradores mais preocupados com o ambiente) subiu, em 2023, para os 22%, depois de, no ano anterior, ter descido para os 18% (em 2021, encontrava-se também nos 22%). Pelo contrário, o número de consumidores menos preocupados com o ambiente (nomeados de “Eco Dismissers”) desceu dos 44%, em 2022, para os 38%, em 2023. Estes dados demonstram a preocupação, cada vez maior e com mais adeptos, em comprar de forma mais sustentável. Porém, há um fator que ainda pesa, continuando a afastar alguns consumidores: a ideia de que a sustentabilidade é cara, logo, apenas ao alcance de alguns.
9 formas de ser sustentável sem arruinar a carteira
Na verdade, comprar de forma sustentável não tem de significar obrigatoriamente gastar mais dinheiro. A longo prazo, pode até sair-lhe mais barato. Eis algumas das medidas que pode implementar:
- Planear o orçamento: Estabeleça metas realistas e ajuste o seu orçamento de forma a incorporar as despesas fixas, as necessidades e, claro, a poupança. Ao conhecer estes valores, evitará correr o risco de gastar mais do que aquilo que tem.
- Fazer lista de compras: Saber o que temos em falta é uma forma de evitar fazer compras impulsivas e, por vezes, supérfluas. Assim, poupa dinheiro e evita o desperdício.
- Comprar artigos em segunda mão: O que é “velho” para uns, pode tornar-se novo para outros. Procure lojas e aplicações de venda de artigos em segunda mão. Muitas vezes, estes produtos estão quase como novos, mas a preços mais acessíveis. Para além de garantir alguma poupança, estará também a prolongar a vida de um artigo em boas condições de utilização.
- Comparar preços: Em vez de comprar o produto na primeira loja que encontra, experimente procurar noutras lojas ou sites pelo mesmo item e perceber onde lhe é mais vantajoso comprar.
- No caso do vestuário, optar pela qualidade: Comprar peças de qualidade e estilo intemporal poderá significar um investimento maior a curto prazo, mas resultará em poupança no futuro, pois terá no roupeiro peças mais duradouras.
- Comprar a granel: Compre apenas a quantidade de que realmente precisa, poupando na carteira e evitando o desperdício do produto e da respetiva embalagem.
- Privilegiar a produção local: Optar por produtos locais, próprios da época, não só contribui para o desenvolvimento da comunidade como é mais vantajoso do ponto de vista ambiental, visto que as emissões de carbono utilizadas nos transportes são mais reduzidas.
- Esperar pelas promoções: É certo e sabido que saldos e promoções significam preços mais baixos. Por isso, esteja atento às datas em que os produtos habitualmente mais caros estão com um preço mais reduzido e opte por comprá-los nessa altura.
- Saber investir: Ser economicamente sustentável é meio caminho andado para salvaguardar o futuro. Para alcançar essa sustentabilidade, importa saber poupar, que é muito mais do que apenas pôr dinheiro de parte. Na verdade, grande parte do segredo de fazer uma poupança é dar-lhe condições para que ela cresça. Para isso, deve investir em produtos financeiros com potencial de valorização superior aos produtos tradicionais (como os depósitos a prazo e os certificados de aforro) e sem as restrições de outros produtos, como os PPR. Com as soluções de Poupança e Investimento do Universo é mais fácil criar hábitos de poupança e fazer crescer o dinheiro que poupa.
Como vê, a sustentabilidade não é impossível de alcançar. Basta que tenha vontade e desejo de aprender mais sobre as opções que tem à sua disposição. No site Universo, encontra muitas outras dicas que vão ajudar a equilibrar o seu orçamento e mais informações sobre a forma como ajudamos a proteger o ambiente.