- Ver estado
- Fale connosco
- Ver Estado
Pedido de Crédito
Ajuda
Área de Cliente
O automóvel é uma das principais fontes de despesa dos portugueses e o contexto leva a crer que a situação não vá mudar. De acordo com os dados do Barómetro DecoProteste, publicados este ano e relativos a 2022, ficamos a saber que, no que toca à mobilidade, as despesas com o carro são as que mais peso têm no nosso país, com 67% das famílias a assumirem que lhes é difícil suportar os gastos com combustível, manutenção do veículo e seguro automóvel.
Apesar das dificuldades, a verdade é que é possível poupar nesta rubrica. Basta tomar as decisões mais acertadas.
É para o combustível que vai uma grande fatia do orçamento dedicado ao automóvel. Como tal, a poupança começa logo no momento de escolher o tipo de veículo. Importa perceber as diferenças entre cada um e de que forma é possível poupar, ou não.
Referimo-nos aqui aos veículos 100% elétricos, também designados por BEV (Battery Electric Vehicle), alimentados exclusivamente por bateria, não dependendo do apoio de um motor a combustão. Segundo diversos estudos, é possível poupar com este tipo de veículos quando comparados com veículos com motor convencional, além da enorme mais-valia que representam em termos de sustentabilidade ambiental.
Quanto às desvantagens destes veículos, destacamos a autonomia para percorrer grandes distância – embora existam já marcas e modelos com uma autonomia bastante interessante – e as lacunas na rede de postos de carregamento. Esta situação implica que as viagens devem ser sempre planeadas de acordo com a autonomia do veículo.
Designam-se por híbridos os veículos que combinam um motor de combustão com um motor elétrico. É possível distinguir entre veículos elétricos híbridos (também designados HEV – Hybrid Electric Vehicle) e os veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle). As diferenças existem não só no que diz respeito às suas características, mas também no que toca à poupança que permitem.
Uma desvantagem face aos veículos 100% elétricos é que o Estado não oferece apoios financeiros à compra deste tipo de veículos.
Também neste caso, o Estado não oferece apoios financeiros à compra deste tipo de veículos.
Estes são veículos que usam gás de petróleo liquefeito (GPL) como combustível, o qual é armazenado num tanque especificamente concebido para o efeito e que alimenta o motor através de um sistema de injeção.
Destacam-se as suas vantagens em relação aos veículos a gasóleo/gasolina não só no que diz respeito ao menor impacto ambiental, mas também por permitirem alguma poupança:
No que diz respeito ao lado negativo, destacamos as seguintes características:
O Cartão Universo possui várias parcerias pensadas para ajudar os clientes que têm automóvel, tanto no âmbito da manutenção, como no do abastecimento:
Para garantir a segurança na estrada, é importante verificar regularmente o estado dos pneus e travões, bem como dos faróis e escovas para-brisas do seu veículo. Através da parceria com as oficinas MForce, marque um check-up automóvel ou a revisão do seu carro e pague até três vezes sem juros usando o Cartão Universo. Aproveite esta campanha até 31/12/2023 (válida em toda a rede de oficinas MForce, exceto nas oficinas localizadas no El Corte Inglés).
Para quem possui veículos com motores a combustão todos os descontos são bem-vindos na hora de abastecer. Como tal, se abastecer o carro num dos muitos postos Galp e pagar com o Cartão Universo, usufruirá de um desconto de 6 cêntimos por litro (o que equivale a cerca de 3 euros num abastecimento de 50 litros). Além disso, se possuir um cupão de desconto Continente e pagar com o Cartão Universo, o desconto será de 4 cêntimos por litro (a acumular com o valor do seu cupão). Regularmente, a Galp, o Continente e o Universo lançam ainda campanhas especiais, com um desconto superior.
Até 30 de novembro, por exemplo, ao fazer compras no Continente, com o seu Universo, e abastecer na Galp, poderá usufruir de um desconto de 30 cêntimos por cada litro de combustível.
Estes descontos são atribuídos no Cartão Continente associado ao Cartão Universo, e pode utilizar o saldo dos descontos nas lojas aderentes ao programa de fidelização do Cartão Continente (incluindo lojas Galp).
Afinal, como lhe mostrámos, é possível ter um automóvel e não ir à falência. Só tem de tomar decisões informadas e recorrer às ajudas certas, como as oferecidas pelo Cartão Universo. Boa viagem!